Publicado em 10 de maio de 2025 às 12:23
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) prendeu na sexta-feira (9), em Goiânia, um homem de 27 anos que se passava por integrante de batalhões especializados da corporação. Segundo a polícia goiana que não informou o nome do homem, ele nasceu no Pará e não tem antecedentes criminais.
Segundo apurações preliminares, o objetivo do homem que é paraense, era ao usar a farda almoçar de graça em restaurantes e conquistar mulheres. Ele também simulava estar em ação e fazia abordagens. As situações eram registradas em vídeos e fotos, algumas delas eram postadas nas redes sociais.
A polícia goiana não informou o nome do falso policial e nem de qual município do Pará ele nasceu, mas há informações de que ele não possui passagens criminais.
No momento da prisão, que foi feita em flagrante, o homem usava o fardamento da PMGO. As fardas que eram utilizadas quando o mesmo se passava por PM eram armazenadas em um lavajato onde o mesmo trabalhava e residia. O estabelecimento fica em um bairro nobre da região sul de Goiânia
O próprio homem reconheceu o uso indevido dos fardamentos de batalhões especializados da PMGO.
Junto com o preso foram apreendidas fotografias do uso das fardas. Em uma das imagens, ele, inclusive, está fardado enquanto abraça uma mulher.
“Eu me identificava como policial militar e fazia isso para conseguir me relacionar com mulheres e também para ostentar a farda (dos batalhões especializados) do Choque, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Comando de Operações de Divisas (COD) e do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro)”, afirmou o homem preso aos policiais.
Com o homem foram apreendidos dois simulacros de pistola, um simulacro de fuzil e munição calibre 9 milímetros (mm) além dos fardamentos de batalhões especializados da PM-GO. O fuzil falso era utilizado em fotografias que eram postadas no perfil do mesmo em uma rede social. Além dos simulacros e das fardas, havia facas táticas, coldres, capas de colete, coletes balísticos e coberturas.
Em um dos aniversários do jovem, o tema foi a Rotam. Os símbolos aparecem nas vestes dele e também no bolo de celebração da data.
Em uma das ações que o rapaz fez, ele acusou o abordado de ter supostamente roubado uma arma para ameaçar uma mulher e diz que vai puxar a ficha criminal do mesmo. Nesta gravação, ele está com o fardamento convencional da PM-GO e um simulacro na mão.
Em outra gravação, o falso policial está com o fardamento da Rotam e dirige fazendo curvas sequenciais para esquerda e direita, simulando uma condução de perseguição dos verdadeiros policiais.
Com informações do Metrópoles