Vídeo: praias impróprias para banho em Balneário Camboriú repercutem nas redes sociais

Segundo estudos, pelo menos cinco pontos estão fora dos padrões de balneabilidade na cidade catarinense.

Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 19:21

Balneário Camboriú vem gerando debates na web nos últimos dias.
Balneário Camboriú vem gerando debates na web nos últimos dias. Crédito: Reprodução

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, se tornou um destino turístico popular após o sucesso do hit sertanejo 'Descer pra BC', de Brenno e Matheus. No entanto, a cidade tem sido alvo de discussões devido à poluição nas suas praias, com algumas delas sendo classificadas como impróprias para o banho. Vídeos divulgados mostram águas turvas, areias escuras e até resíduos fecais na orla.

Na cidade catarinense, pelo menos cinco pontos estão fora dos padrões de balneabilidade, conforme dados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A pesquisa abrange 15 áreas em diferentes praias do município, com destaque para a Praia Central, onde quatro locais apresentam condições inadequadas para o banho.

Especialistas apontam que o crescimento populacional e o manejo inadequado do esgoto são fatores que agravam a poluição das águas, afetando a qualidade da água para banho. O IMA afirma que realiza a avaliação da balneabilidade de forma “periódica”.

Outro ponto de insatisfação é a sobra dos edifícios ao longo da orla, que cria sombras sobre a praia durante o dia, dificultando a exposição ao sol para os banhistas.

Fonte: Jornal Opção