Vídeo: ventania e fortes ondas arrastam banhistas até as pedras em Copacabana, no Rio de Janeiro

Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas chegaram a se machucar ao bater nas pedras, ou tentando subir nas pedras, sofrendo leves escoriações pelo corpo.

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 12:47

Os guarda-vidas e dos operadores de embarcações de resgate da corporação, prestaram socorro às vítimas. 
Os guarda-vidas e dos operadores de embarcações de resgate da corporação, prestaram socorro às vítimas.  Crédito: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira, 23, uma ventania e fortes ondas arrastaram banhistas até as pedras, nas proximidades do Forte de Copacabana, no Posto 6, zona sul do Rio de Janeiro. Ao menos 100 pessoas que praticavam stand-up paddle precisaram ser resgatadas. Segundo informações, as rajadas chegaram a 70 km/h.

Segundo relato de banhistas, alguns estavam no mar para ver o nascer do sol. Ventava bastante, e o mar estava agitado, mas em determinado momento a ventania foi ficando mais forte e as pessoas perderam o domínio sobre o que estavam fazendo.

O resgate contou com o apoio do Exército, que liberou a passagem por terra, pelo Forte, para o acesso dos guarda-vidas a essas vítimas. Agentes do Corpo de Bombeiros e militares do Exército ajudaram nos resgates das vítimas. Segundo a corporação, algumas pessoas chegaram a se machucar ao bater nas pedras, ou tentando subir nas pedras, sofrendo leves escoriações pelo corpo. Os guarda-vidas e dos operadores de embarcações de resgate da corporação, prestaram socorro às vítimas. Até as 8h, 7 precisaram de atendimento médico.

Motos-aquáticas foram usadas no salvamento das vítimas que caíram no mar ou que não conseguiam retornar para a orla. Diversas pranchas foram abandonadas no Forte de Copacabana.

A defesa civil orienta que os banhistas fiquem atentos ao perceberem fortes ventanias e evitem entrar na água durante esses episódios.