Vorcaro tenta barrar reconhecimento da liquidação do Banco Master nos EUA

Banqueiro alega que processo no TCU pode reverter decisão do Banco Central, mas liquidante afirma que não há nenhuma medida que suspenda a liquidação

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 13:13

Banqueiro Daniel Vorcaro
Banqueiro Daniel Vorcaro Crédito: Reprodução 

O banqueiro Daniel Vorcaro entrou com um pedido em um tribunal da Flórida, nos Estados Unidos, para impedir que a liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central em novembro, seja reconhecida fora do Brasil. Ele argumenta que decisões recentes do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam a possibilidade de reversão da liquidação.

O pedido de reconhecimento da insolvência transnacional foi feito pela EFB Regimes Especiais de Empresas, liquidante nomeada pelo Banco Central, com o objetivo de preservar os ativos do banco nos Estados Unidos e evitar que sejam usados para pagar credores de forma isolada.

Vorcaro afirma que a medida seria prematura e que o liquidante busca poderes excessivos sobre os bens do banco em território americano. Já a EFB contestou os argumentos, afirmando que o processo no TCU não tem poder para suspender ou reverter a liquidação, nem para invalidar a nomeação do liquidante. A empresa também citou a descoberta de uma grande fraude e mencionou o padrão de vida luxuoso do banqueiro.

Agora, cabe ao juiz americano decidir se autoriza a cooperação internacional. A liquidação do Banco Master ocorreu após investigações da Polícia Federal, que apuram suspeitas de fraudes financeiras que somam R$ 12,2 bilhões e levaram à prisão temporária de Vorcaro durante a operação Compliance Zero.

Com informações do Extra