A Imagem Peregrina de Nª Sª de Nazaré encerra ciclo 2025 com visitas às paróquias de Belém

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré encerra ciclo 2025 de visitas às Regiões Episcopais com programação especial na Região Santa Cruz nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado em 27 de novembro de 2025 às 09:40

A Imagem Peregrina de Nª Sª de Nazaré encerra ciclo 2025 com visitas às paróquias de Belém
A Imagem Peregrina de Nª Sª de Nazaré encerra ciclo 2025 com visitas às paróquias de Belém Crédito: Rosana Pinto - ASCOM DFN

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, a última visita do ano a uma Região Episcopal, encerrando o ciclo 2025 na Região Santa Cruz. Desde março de 2022, a Imagem percorre paróquias e comunidades das regiões episcopais com uma ampla programação de evangelização, oração e devoção. Somente neste ano, oito regiões foram contempladas: Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista, Coração Eucarístico de Jesus, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Ó, Menino Deus e, agora, Santa Cruz. A previsão é de que o ciclo seja retomado em março de 2026.

A Região Episcopal Santa Cruz abrange bairros como Castanheira, Marambaia, Souza, Pedreira, Val de Cans, Telégrafo, Curió-Utinga, Marco, Sacramenta e Barreiro. Ao todo, a região é formada por 14 paróquias, um santuário e duas áreas missionárias — São João Bosco (Sacramenta) e Nossa Senhora da Esperança (Telégrafo) — sob a coordenação do vigário episcopal, padre Gabriel Paz, pároco de Santa Teresinha da Amazônia.

“Chegar à última região é sempre emocionante. Vemos nos rostos das pessoas a gratidão e o carinho com que a Imagem é recebida. A visita à Região Santa Cruz encerra este ciclo, alimentando a fé e preparando nossos corações para o próximo Círio”, afirma Antônio Sousa, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré para o biênio 2025/2026.

Roteiro de sábado: início na São Raimundo e retorno à Basílica

No sábado, 29 de novembro, a programação começa às 7h, na Paróquia São Raimundo Nonato. De lá, a Imagem segue por uma série de comunidades da Região Santa Cruz, com paradas breves para momentos de oração, bênçãos e acolhida dos fiéis.

Ao longo da manhã e da tarde, a Imagem Peregrina visita as paróquias do Perpétuo Socorro, São Benedito, Providência, São Geraldo, além das áreas missionárias São João Bosco e Nossa Senhora da Esperança, e as paróquias São Sebastião e Jesus Ressuscitado.

Apesar da passagem pela Paróquia Jesus Ressuscitado às 19h, a coordenação reforça que não haverá vigília no local: após a visita, a Imagem retorna para a Basílica Santuário.

Programação de sábado (29/11):

  • 07h – Paróquia São Raimundo Nonato

  • 08h30 – Paróquia Perpétuo Socorro

  • 10h – Paróquia São Benedito

  • 11h30 – Paróquia Providência

  • 13h – Paróquia São Geraldo

  • 14h30 – Área Missionária São João Bosco

  • 16h – Área Missionária Nossa Senhora da Esperança

  • 17h30 – Paróquia São Sebastião

Observação: após a visita, a Imagem retorna à Basílica; não haverá vigília na paróquia.

Domingo: encerramento com missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida

No domingo, 30 de novembro, a Imagem retoma o roteiro às 7h, na Paróquia São Jorge. Ao longo do dia, passa pelas paróquias Imaculada Conceição, São Francisco Xavier, São João Paulo II, Sagrada Família, Santa Teresinha da Amazônia e Santa Cruz, além da Comunidade Caju.

O encerramento da visita à Região Santa Cruz acontece às 19h, com missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A celebração marca oficialmente o fim do ciclo 2025 de visitas às Regiões Episcopais, em clima de ação de graças e preparação espiritual para o próximo Círio de Nazaré.

Programação de domingo (30/11):

  • 07h – Paróquia São Jorge

  • 08h30 – Paróquia Imaculada Conceição

  • 10h – Paróquia São Francisco Xavier

  • 11h30 – Paróquia São João Paulo II

  • 13h – Paróquia Sagrada Família

  • 14h30 – Paróquia Santa Teresinha da Amazônia

  • 16h – Paróquia Santa Cruz

  • 18h – Comunidade Caju

  • 19h – Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Missa de encerramento)

Com a conclusão desse percurso, a Imagem Peregrina encerra mais um ano de proximidade com as comunidades das Regiões Episcopais, reafirmando a devoção mariana e a importância da presença de Nossa Senhora de Nazaré na vida dos fiéis da Arquidiocese.