Afinal, pets podem tomar açaí? Veja o que dizem veterinários

Após um vídeo viralizar nas redes sociais ao mostrar um cachorro tomando açaí, na manhã desta sexta-feira, 7, o Portal Roma News entrou em contato com especialistas para tirar dúvidas sobre o consumo do fruto. Será que o açaí faz mal para os animais? Confira: O açaí, fruto típico da região norte do Brasil, consumido...

Imagem de perfil de Chrystian Machado

Chrystian Machado

[email protected]

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:21

Após um vídeo viralizar nas redes sociais ao mostrar um cachorro tomando açaí, na manhã desta sexta-feira, 7, o Portal Roma News entrou em contato com especialistas para tirar dúvidas sobre o consumo do fruto. Será que o açaí faz mal para os animais? Confira:

O açaí, fruto típico da região norte do Brasil, consumido por muitos paraenses, é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais importantes. Com todas essas características, é de se esperar que, assim como a gente, os animais possam comer o fruto também. Mas não é bem assim.

Segundo o médico veterinário, Heider Figueiredo, o açaí possui uma substância em sua composição chamada teobromina, que pode causar intoxicação aos pets. 'É uma substância que não é metabolizada pelo organismo e com isso, ataca diretamente o fígado dos pets', disse o veterinário.

O médico ainda explica que a intoxicação ocorre a longo prazo, como problemas de saúde que aparecem com o passar do tempo. Quanto mais ingeridos, mais problemas de saúde podem surgir.

TEOBROMINA

A Promotora Técnica Regional de Nutrição Animal, Richelly Nathalie, explica que a substância é a mesma encontrada no chocolate, a famosa teobromina.

'A teobromina é uma substância derivada da cafeína, considerada tóxica para os pets pois eles não são capazes de metabolizá-la e assim, podem desencadear quadros de intoxicação leves ou graves, dependendo do grau de intoxicação, pode ocorrer o risco de óbito', disse a especialista.

Ela explica ainda que algumas raças têm o trato gastrointestinal mais sensíveis do que outras, dogues alemães, pastores alemães, golden retrievers e collies, por exemplo. 'Devemos evitar ao máximo o consumo dos referidos alimentos', finalizou.

RECOMENDAÇÃO

Caso o seu pet apresente sintomas de intoxicação, como febre, vômito ou diarréia, por consumo de açaí ou outro alimento, a recomendação dos especialistas é levar diretamente ao médico veterinário, de preferência que tenha suporte adequado para emergências.