Agentes da Segbel autuam carros estacionados irregularmente na Duque de Caxias durante a COP-30

Flagrante foi registrado na manhã desta quarta-feira (5); restrições de estacionamento estão em vigor em várias vias de Belém por conta da Cúpula de Líderes.

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 16:14

Agentes da Segbel autuam carros estacionados irregularmente na Duque de Caxias durante a COP-30
Agentes da Segbel autuam carros estacionados irregularmente na Duque de Caxias durante a COP-30 Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (5), equipes da Segbel foram registradas em vídeo realizando autuações de veículos estacionados na Avenida Duque de Caxias, em Belém. A via está listada entre as que têm proibição de estacionamento e restrição de circulação decretadas para o período de 4 a 8 de novembro, em virtude da Cúpula de Líderes que precede a COP30.

De acordo com o decreto municipal, as medidas visam garantir segurança e fluidez nas rotas protocolares das delegações internacionais e nacionais. Durante o período, o estacionamento é proibido na Avenida Duque de Caxias e outras vias principais, e veículos irregulares podem ser removidos a depósito público, às custas do proprietário.

A autuação desta manhã reforça que a fiscalização está ativa desde os primeiros dias da vigência das normas. Motoristas que utilizam a avenida para estacionamento foram surpreendidos com agentes lavrando autos e fazendo o registro dos veículos nas áreas sinalizadas como proibidas.

Além dos carros flagrados estacionados, a reportagem constatou que parte da sinalização foi instalada, placas e faixas orientam os condutores sobre a proibição. Mesmo assim, alguns motoristas disseram não estar plenamente informados ou preparados para as restrições, o que sugere que a comunicação sobre as normas ainda precisa atingir toda a população impactada.

As autoridades municipais lembram que, embora moradores e trabalhadores das vias afetadas possam circular, o uso de garagens ou áreas privativas para estacionar se torna obrigatório durante o período de vigência das medidas.

A Segbel informou que a Central de Trânsito e Mobilidade, criada para o evento, coordena a fiscalização juntamente com a Guarda Municipal de Belém, o Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA) e a polícia militar.

A população e os motoristas que circulam ou atuam nas vias centrais de Belém devem estar atentos: o período de restrição já está em vigor, e a atuação das equipes de fiscalização tende a se intensificar conforme se aproxima o evento internacional.