Arcon abre inscrições de estágio remunerado para estudantes do ensino médio; confira

Os candidatos selecionados irão atuar como bolsistas-estagiários na orientação de passageiros do BRT Metropolitano.

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 20:38

Os candidatos selecionados irão atuar como bolsistas-estagiários na orientação de passageiros do BRT Metropolitano.
Os candidatos selecionados irão atuar como bolsistas-estagiários na orientação de passageiros do BRT Metropolitano. Crédito: Divulgação

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) vai abrir nesta quarta-feira (17), as inscrições para um Processo Seletivo Simplificado, com 150 vagas de estágio para estudantes do ensino médio.

Os candidatos selecionados irão atuar como bolsistas-estagiários na orientação de passageiros do BRT Metropolitano, e as candidaturas podem ser feitas até o dia 21 de setembro, exclusivamente no https://pss.seduc.pa.gov.br/, plataforma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atua em parceria com a Arcon.

A carga horária é de 20h semanais e o valor da bolsa é de R$ 485,98, mais auxílio transporte. As 150 vagas serão distribuídas em Belém (10), Ananindeua (70), Marituba (50), Benevides (10), Santa Bárbara (5) e Santa Izabel (5). O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Os candidatos selecionados passarão por treinamento para atuar na orientação de passageiros do BRT Metropolitano no início do serviço. “É um novo projeto de transporte público com estrutura diferenciada. Os bolsistas-estagiários ajudarão a população nos terminais de integração, estações de embarque e desembarque de passageiros e também nos pontos de paradas de maior concentração de usuários, nos pontos de paradas nos bairros”, explica o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa.

Etapas do processo

O cadastro online é a primeira etapa da seleção (eliminatória) e deve conter informações pessoais, escolaridade, qualificação e experiência profissional. Os interessados devem também anexar toda a documentação exigida: CPF; carteira de Identidade/CNH; certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável; título eleitoral e certidão de quitação eleitoral; carteira de reservista ou comprovante de dispensa (para homens maiores de 18 anos); certificado de cursos livres; PIS, PASEP, NIS ou NIT; comprovante de residência; declaração de matrícula e ficha de autorização de menor (se for o caso).

A segunda etapa do processo seletivo é análise curricular, de caráter classificatório. Os candidatos selecionados para a terceira etapa serão convocados à apresentação da documentação original (eliminatória). Os detalhes do edital e as informações das próximas fases podem ser acompanhados no site da Agência: www.arcon.pa.gov.br.