Arquidiocese de Belém mantém celebrações do Natal até 11 de janeiro

Missas e solenidades marcam a programação a partir desta quarta-feira (25), com celebrações em todas as 109 paróquias da capital e Região Metropolitana.

Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 09:09

(Arquidiocese de Belém mantém celebrações do Natal até 11 de janeiro)
(Arquidiocese de Belém mantém celebrações do Natal até 11 de janeiro) Crédito: Divulgação/Arquidiocese de Belém 

A Arquidiocese de Belém dá continuidade, a partir desta quarta-feira (25 de dezembro), às celebrações do Tempo do Natal, período litúrgico que se estende até o dia 11 de janeiro de 2026, com a Solenidade do Batismo do Senhor. A programação contempla missas, círios e solenidades tradicionais, reunindo fiéis em todas as 109 paróquias da Arquidiocese.

Nesta quarta (25), Natal do Senhor, todas as paróquias realizam missas ao longo do dia. Um dos destaques é o 70º Círio do Menino Deus, em Marituba, com missa de saída às 7h, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo emérito de Belém, seguida de procissão até a Paróquia Menino Deus.

Em Belém, Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano, preside missa às 9h, na Catedral Metropolitana, e às 19h, na Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Conjunto Sideral.

No domingo (28), a Igreja celebra o Dia da Sagrada Família, dedicado à reflexão sobre a vivência familiar à luz do exemplo de Jesus, Maria e José. As paróquias terão missas conforme programação própria, com destaque para a Paróquia Sagrada Família, no Curió-Utinga, onde haverá missas solenes às 7h30 e 19h.

A véspera de Ano Novo (31) será marcada por missas em todas as paróquias. Na Catedral Metropolitana, Dom Julio Endi Akamine preside a tradicional celebração de encerramento do ano, às 19h. Já Dom Alberto Taveira Corrêa celebra às 21h, na Fazenda da Esperança, em Mosqueiro.

No dia 1º de janeiro, a Arquidiocese celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que também marca o Dia Mundial da Paz. As missas ocorrem em todas as paróquias. Na Catedral Metropolitana, a celebração será às 19h, presidida por Dom Julio Endi Akamine.

Já no domingo (4 de janeiro), ocorre a Solenidade da Epifania do Senhor, popularmente conhecida como Dia de Reis, que recorda a manifestação de Jesus como Salvador do mundo. As missas acontecem em todas as paróquias, com Dom Julio Endi Akamine presidindo às 9h, em Ananindeua, e Dom Alberto Taveira Corrêa em celebrações em Mosqueiro e no Curió-Utinga.

Encerrando o ciclo natalino, no dia 11 de janeiro, a Igreja celebra o Batismo do Senhor, solenidade que marca o fim do Tempo do Natal e o início do Tempo Comum. Em Belém, Dom Julio Endi Akamine preside missas às 7h, na Paróquia Santa Luzia (Jurunas), e às 10h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Além dessas celebrações centrais, a programação inclui missas especiais na Catedral Metropolitana, Basílica de Nazaré, santuários e paróquias de diversos bairros de Belém, Ananindeua, Marituba e Mosqueiro, com horários variados ao longo de todo o período.

A Arquidiocese orienta os fiéis a consultarem a programação específica de cada paróquia, que segue disponível nas secretarias paroquiais e nos canais oficiais da Igreja, para acompanhar todas as celebrações do Tempo do Natal.