Arquidiocese nega vinda de Papa Leão XIV para COP 30 em Belém; entenda

Segundo a instituição, até o momento o Santo Padre não confirmou sua participação no evento

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 11:32

Papa Leão XIV
Papa Leão XIV Crédito: Divulgação

Após ser noticiado que o Papa Leão XIV viria para a COP 30, que acontece em novembro na capital paraense, a Arquidiocese de Belém informou, por meio de nota, que a notícia é falsa.

Em nota, a Arquidiocese diz: "É lamentável que, mais uma vez, informações sem a devida apuração sejam disseminadas, desconsiderando princípios básicos do jornalismo e propagando conteúdo que não condiz com a realidade".

Além disso, a nota reforça que "é importante destacar que o Papa, enquanto Chefe de Estado do Vaticano, tem sua participação assegurada como qualquer outro líder de nação. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial de sua vinda". Ainda segundo a instituição religiosa, já foi feito um convite formal ao Santo Padre, junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal para a participação do religioso no evento, mas, ainda aguardam sua resposta.

"Ressaltamos que qualquer definição oficial sobre a participação do Papa será divulgada exclusivamente por canais oficiais da Igreja Católica, principalmente o da Santa Sé. Informações que não tenham essa origem, especialmente quando veiculadas por terceiros sem vínculo com a Igreja, não devem ser consideradas", reforça a nota.

Ainda conforme o documento, "a Arquidiocese de Belém repudia a divulgação de informações inverídicas ou sem a devida checagem, reforçando o compromisso com a verdade e a responsabilidade informativa".

Sobre a presença da Santa Sé na COP30

A Arquidiocese de Belém, em conjunto com a CNBB e a Nunciatura Apostólica no Brasil, coordena a comissão responsável pela participação oficial da Igreja Católica e da Santa Sé na COP30, incluindo eventos paralelos, bem como toda a organização logística e de hospedagem.

"Até o momento, não há definição sobre os representantes oficiais da Santa Sé que participarão do evento. Assim que houver confirmação, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais dos envolvidos, inclusive por esta Assessoria, para amplo conhecimento dos participantes, da imprensa e da sociedade", conclui o texto.