Árvore que caiu no centro de Belém estava com raízes cimentadas

A árvore que caiu na manhã desta quinta-feira, 21, na Travessa Dr. Moraes, esquina com a Avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém, estava com as raízes cimentadas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Cobrir raízes de árvores com cimento é crime ambiental e pode causar danos graves, como a morte do...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:33

A árvore que caiu na manhã desta quinta-feira, 21, na Travessa Dr. Moraes, esquina com a Avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém, estava com as raízes cimentadas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Cobrir raízes de árvores com cimento é crime ambiental e pode causar danos graves, como a morte do vegetal e até a queda.  A prática faz com o que a árvore fique retida, o cimento impede a absorção de nutrientes pelo vegetal.

Conforme a Semma, tem sido comum ver nas ruas da capital, principalmente em frente a estabelecimentos comerciais, esse tipo de prática. A ação ocorre, geralmente, para garantir a estética de calçadas e pisos de áreas comuns, em detrimento da sobrevida de um vegetal.

A Semma solicita apoio da população para que denuncie casos como esses, principalmente por causa do perigo que isso pode trazer para as pessoas que residem perto de um vegetal que tenha recebido cobertura de cimento na raiz.

As denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].