Barco com grupo de igreja naufraga e jovens morrem em Santarém

Vítimas integravam a Pastoral da Juventude do Arapiuns e seguiam para a comunidade Camará quando a embarcação virou; Marinha e Polícia Civil apuram o caso

Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 09:17

Jovens morrem após naufrágio em Santarém - 
Jovens morrem após naufrágio em Santarém -  Crédito: Reprodução/Portal O Impacto

Duas pessoas morreram após o naufrágio de uma embarcação ocorrido na quinta-feira (8) no rio Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. As vítimas foram identificadas como Neila Santos e Arnold Santos. Segundo a Marinha do Brasil (MB), os corpos das vítimas foram localizados na manhã desta sexta-feira (9).

Conforme a Arquidiocese de Santarém, Neila e Arnold integravam um grupo de oito jovens da Pastoral da Juventude do Arapiuns e seguiam em direção à Aldeia Camará quando a embarcação naufragou. Informações preliminares apontam que o acidente possa ter ocorrido devido a uma forte ventania que acometeu a região.

Em nota oficial, a Arquidiocese lamentou as mortes e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e membros da Pastoral da Juventude. "Manifestamos nossa proximidade fraterna e solidariedade ao administrador da Área Pastoral Santo Arnaldo Janssen, padre Michael Thanh Do, SVD, assegurando nossas orações e apoio neste momento de dor e perda", destacou o comunicado. A instituição também afirmou confiar as vítimas "à misericórdia de Deus", pedindo conforto aos familiares e à comunidade enlutada.

De acordo com a Polícia Civil as circunstâncias do naufrágio estão sendo investigadas por meio da Seccional Urbana de Santarém. Já a Marinha do Brasil comunicou que abrirá um Inquérito Administrativo sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN), que será conduzido pela Capitania Fluvial de Santarém (CFS).

A Marinha prestou solidariedade às famílias das vítimas e reforçou a importância do uso de equipamentos de segurança e da condução responsável de embarcações.

Com informações do Portal O Impacto