Publicado em 2 de setembro de 2024 às 16:59
A campanha de Vacinação contra a Influenza na região Norte começou nesta segunda-feira, 2. A campanha em Belém é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemia sazonais, podendo também causar pandemias.
Na capital paraense são disponibilizados 54 pontos distribuídos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), hospitais das Forças Armadas, instituições de ensino superior (Fibra, Unama e Unifamaz) e Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 17h.
A campanha de vacinação contra a influenza será realizada até o dia 25 de outubro, com preferência para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); pessoas com idade a partir dos 60 anos; gestantes em qualquer período da gravidez; puérperas de até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores da rede pública e privada; indígenas a partir dos 6 meses de idade; pessoas em situação de rua; policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Fonte: AgÊncia Belém