Publicado em 5 de setembro de 2024 às 11:56
Estão abertas a as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária, que será realizada em Belém, no período de 9 (segunda-feira) a 11 (quarta-feira) deste mês, no Campus da Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), na Alcindo Cacela, bairro do Umarizal.
As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 9, por meio do site da Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pela organização da conferência, que terá como tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública – construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. O objetivo é reunir representantes do governo e da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas para a economia popular e solidária em Belém.
O credenciamento dos participantes será realizado no dia 9 de setembro, das 12h às 15h, na Unama, simultaneamente à abertura da Feira Popular de Economia Solidária, que funcionará ao longo dos três dias. A programação também contará com intervenções artísticas promovidas por coletivos locais.
A Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária faz parte de um movimento nacional organizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, em preparação para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que acontecerá em abril de 2025, em Brasília.
As etapas municipais e estaduais são cruciais para a construção da Política Nacional de Economia Solidária, sendo responsáveis pela elaboração de propostas regionais, escolha de delegados e contribuições para a criação do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.
Representatividade
O secretário municipal de Economia, Leone Rocha, destaca que o evento contará com a ampla participação popular e uma representação robusta da sociedade civil. “Queremos assegurar que Belém esteja bem representada na 4ª Conaes, com propostas que reflitam a nossa realidade local”, ressaltou.
Os principais objetivos da conferência de Belém incluem a análise do contexto socioambiental, cultural, político e econômico que influencia a economia popular e solidária na cidade, além da formulação de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas e a eleição de delegados para as conferências estaduais.
A conferência fará um balanço das políticas públicas e a análise da conjuntura que afeta a economia solidária nos territórios. Os debates também se voltarão para a criação de propostas de ação para áreas temáticas como produção, comercialização, consumo justo e solidário, financiamento, educação e assessoramento técnico.
Os interessados em participar da conferência precisarão escolher uma área temática de interesse no momento da inscrição e os que desejarem concorrer como delegados precisarão comprovar residência em Belém por pelo menos dois anos e atuação no segmento da economia solidária.
Ao final do evento, será realizada a votação para a escolha dos delegados que representarão Belém na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, seguida pela leitura do documento final com as propostas elaboradas durante a conferência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].