Belém se prepara para o segundo Festival Amazônico de Gastronomia ainda maior em 2025

A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 13:17

Festival Amazônico de Gastronomia - 
Festival Amazônico de Gastronomia -  Crédito: Divulgação

Depois do sucesso da primeira edição, em 2024, o Festival Amazônico de Gastronomia chega ainda maior esse ano! Novamente sob a curadoria do chef Thiago Castanho, desta vez serão dois finais de semana inteiros - 16 e 17, e 23 e 24 de agosto - para celebrar o melhor da culinária amazônica no Parque da Residência, em Belém. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.

A proposta é reunir chefs renomados, produtores locais, música boa e muito sabor na capital paraense, uma das Cidades Criativas da Gastronomia reconhecidas pela Unesco. “No ano passado, percebemos que um único final de semana era pouco para tanta gente talentosa que está movimentando a cena gastronômica de Belém. Por isso, este ano a organização dobrou o tempo de festival”, explica Thiago Castanho.

A programação traz aulas-show, oficinas e palestras gratuitas, além de atrações infantis, barracas e boxes com uma grande variedade de estilos gastronômicos, dos clássicos aos novos talentos. “A ideia é democratizar a experiência gastronômica. Muita gente vai provar ali pratos de chefs que talvez não conhecesse ou não frequentasse normalmente, criando um fluxo gostoso entre o festival e os restaurantes da cidade”, conta Thiago.

Entre as delícias que voltam ao cardápio estão nomes como a Verde-Rosa, com pratos vegetarianos e veganos, a famosa Barraca da Fafá, referência de comida de rua paraense, e o bar Muamba, conhecido pelos coquetéis criativos. Este ano, chegam novidades como o o box da Eliana, diretamente do Ver-o-Peso, além do Puba e Celeste, que prometem surpreender.

“O Festival Amazônico de Gastronomia é muito mais do que um evento para saborear pratos incríveis — é uma vitrine viva do que a nossa região tem de mais versátil e potente. É uma forma de valorizar toda a cadeia produtiva, dos pequenos produtores aos chefs renomados, fomentando o empreendedorismo local e mostrando como os ingredientes amazônicos podem se transformar em infinitas possibilidades. É isso que faz da nossa cozinha algo único no mundo: a criatividade, o respeito ao território e a força de quem vive daqui e faz daqui um polo gastronômico cada vez mais forte”, garante o idealizador e diretor geral do evento, Gibson Massoud.

Programação diversa

No primeiro final de semana, os chefs responsáveis pelas aulas-show serão Ângela Sicília, que apresenta dicas valiosas da cozinha italiana, e Petra Marrom, que vai compartilhar um pouco da cozinha vegana com os participantes. Já nos dias 23 e 24 de agosto, quem comanda são os chefs Juliano Valese, que traz um pouco da sua experiência com a gastronomia espanhola, e Jeff Gonçalves, de Parauapebas, trazendo receitas que destacam ingredientes regionais de forma criativa. Também está confirmada uma aula-show kids com o chef paraense Felipe Gemaque, que promete envolver a criançada no preparo de pratos divertidos e saborosos, uma forma lúdica de apresentar a cultura alimentar amazônica para os pequenos.

Com a proposta de ser um festival acessível e descomplicado, mas com muita qualidade, o evento reforça o potencial da cozinha amazônica de conquistar o Brasil e o mundo. “O Festival já nasceu grande. Quem sabe, no futuro, a gente não leva essa experiência para outras cidades? A Amazônia hoje está na boca do mundo. Todo mundo quer sentir um pedacinho do que acontece aqui”, afirma Gibson.

Vale lembrar que o Festival não é só gastronomia, é também uma celebração da cultura amazônica, o que pede uma boa música. Os nomes confirmados para embalar os participantes são Fruta Quente, Nosso Tom, Mercado do Choro, Reggaetown, Gang do Eletro, Layse e os Sinceros, Fruto Sensual, Ver-o-Brass, Júlia Passos e Arthur Espíndola. Para as crianças, Trem da Fantasia e Duoerê garantem a diversão nos dias 16 e 17 de agosto, enquanto Turma Fantástica e Balada Kids encerram a programação infantil no segundo final de semana do festival.

Semana 1: 16 e 17 de agosto, confira alguns nomes da gastronomia confirmados

● Café Marcelinos

● Puba

● Puba Vinhos

● Verde Rosa (vegetariano)

● Barbudo Fogo e Fumaça (hambúrguer e carne)

● Muamba (drinks)

● Barraca da Fafá (comidas típicas)

● Celeste (Esther)

● Pastíssimo

● The Premium Steaks

● Box da Eliana

● Sushi Ro

Semana 2: 23 e 24 de agosto

● Eugênia Cozinha

● Jun’s Kitchen (sushi e tempurá)

● Muamba (drinks)

● Tacacá do Renato (comidas típicas)

● Edvaldo Caribé

● Carlitos Pizza (pizza)

● Verde Rosa (veggie)

● Rua

● Puba Vinhos

A programação tem o patrocínio de Stella Artois, via Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais; e conta com o apoio da Unama FM e apoio institucional do Selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia, via CODEM/Prefeitura de Belém. A realização é da Sonique Produções, via Programa Estadual de Incentivo à Cultura (SEMEAR) e Ministério da Cultura.