Publicado em 28 de agosto de 2024 às 11:24
Em 2024, a atual berlinda do Círio de Nazaré completa 60 anos. Ela já passou por muitas mudanças desde 1964, ano que foi inserida na maior procissão religiosa do Brasil. Esta é a quinta da história do Círio, feita de cedro-vermelho pelo escultor João Pinto, ela é funciona com um moderno sistema de iluminação em um estilo barroco.
Para quem não conhece a procissão do Círio de Nazaré, a berlinda é um dos maiores símbolos fazendo parte da tradição da festa. Ela é quem conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da cidade durante as procissões.
A berlinda começou a fazer parte do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois, chamada de palanquim. Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 1926, a berlinda foi transformada em andor e assim saiu até o Círio de 1930.
Atualmente, ornamentada com flores naturais na véspera do Círio, a Berlinda é colocada sobre um carro com pneus, puxado na procissão pela corda conduzida pelos devotos.