Carro é resgatado da maré alta após atolamento na praia do Atalaia, em Salinas

Ação inusitada foi registrada por banhistas na Praia do Atalaia.

Publicado em 8 de julho de 2025 às 17:16

Carro é resgatado da maré alta após atolamento na praia do Atalaia, em Salinas
Carro é resgatado da maré alta após atolamento na praia do Atalaia, em Salinas Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Uma situação, no mínimo inusitada, chamou a atenção de banistas e internautas no último fim de semana, em Salinópolis, nordeste do Pará. Uma viatura do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) precisou ser usada como "reboque" para retirar uma caminhonete atolada na areia da Praia do Atalaia, prestes a ser alcançada pela maré alta. A cena foi registrada por populares e circula nas redes sociais.

No vídeo, é possível ver o veículo oficial puxando o carro particular com o auxílio de uma corda, enquanto dezenas de curiosos acompanham o resgate improvisado às margens da praia. A ação ocorreu durante a atuação da equipe do Detran na Operação Lei Seca, que tem como foco a fiscalização de motoristas, com ênfase na prevenção de acidentes causados pela combinação de álcool e direção.

Apesar da operação ter caráter educativo e repressivo, o cenário emergencial fez com que os agentes agissem fora da rotina, demonstrando rapidez diante do risco de o carro ser engolido pela maré.

Atitudes como essa acabam se repetindo ao longo do mês de julho, período em que o balneário recebe milhares de turistas atraídos pelo período de férias escolares. É comum que motoristas avancem com seus veículos até a faixa de areia sem se atentar à movimentação das marés, o que pode causar atolamentos e prejuízos.

O Portal Roma News entrou em contato com o Detran para mais esclarecimentos sobre o episódio, incluindo se há algum protocolo específico para esse tipo de assistência. Até a publicação deste texto, o órgão ainda não havia se manifestado oficialmente.