Celulares e eletrônicos são apreendidos sem nota fiscal em ação da Base Fluvial no Marajó

Carga saiu de Manaus, no Amazonas, com destino a Santarém no Pará.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 13:03

Uma ação de fiscalização realizada pela equipe de agentes de segurança que atua no Marajó, apreendeu 35 aparelhos celulares e outros itens, como produtos eletrônicos e cosméticos.
Uma ação de fiscalização realizada pela equipe de agentes de segurança que atua no Marajó, apreendeu 35 aparelhos celulares e outros itens, como produtos eletrônicos e cosméticos. Crédito: Agência Pará

Uma ação de fiscalização realizada, na noite da última segunda-feira, 28, pela equipe de agentes de segurança que atua na Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, no Marajó, apreendeu 35 aparelhos celulares e outros itens, como produtos eletrônicos e cosméticos. As mercadorias eram transportadas sem nota fiscal na embarcação L/M Belíssima, que saiu de Manaus, no Amazonas, com destino a Santarém, no oeste paraense.

Segundo a polícia, o flagrante ocorreu em abordagem de rotina à embarcação que trafegava pelo Rio Amazonas em frente ao município de Óbidos. No momento de inspecionar as bagagens, os agentes encontraram na mala de um passageiro 35 aparelhos celulares da marca iPhone 16 Pro Max; 06 unidades de medicamentos controlados; 3 loçoes hidratantes importados; 1 AirTag GPS e 1 fone de ouvido AirPods Max. Todos os produtos estavam sem nota fiscal.

Um representante da Receita Federal foi acionado para a realização dos procedimentos administrativos e, posteriormente, o material e o responsável pela carga foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos cabíveis.

O homem responderá pelo crime de descaminho previsto no artigo 334 do código penal, que é caracterizado pela importação ou exportação de mercadoria de maneira ilegal.

Para o titular do Grupamento Fluvial, coronel PM José Vilhena, a ação demonstra a importância das fiscalizações diárias. “O trabalho feito pelas nossas equipes na região do Baixo Amazonas a partir da Base Candiru vem cumprindo positivamente com nossa estratégia de segurança que é a de fiscalizar, coibir e inibir as ações criminosas na malha fluvial. O trabalho de pouco mais de um mês já vem obtendo resultados positivos e demonstrando que o Estado está presente e apto a combater a criminalidade, garantindo assim a segurança de todos”, afirmou.