Círio 2025 reúne 2,6 milhões de fiéis e tem aumento de 10% no público

A Trasladação e o Círio principal tiveram praticamente o mesmo público, consolidando-se como os dois maiores eventos da programação

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 13:27

A Trasladação e o Círio principal tiveram praticamente o mesmo público, consolidando-se como os dois maiores eventos da programação
A Trasladação e o Círio principal tiveram praticamente o mesmo público, consolidando-se como os dois maiores eventos da programação Crédito: Agência Brasil

O Círio de Nazaré 2025 reuniu cerca de 2,6 milhões de pessoas, número 10% maior que o do ano passado, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (27) pela Arquidiocese de Belém e pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

A Trasladação e o Círio principal tiveram praticamente o mesmo público, consolidando-se como os dois maiores eventos da programação. O crescimento foi de aproximadamente 10%. Foram mais de 100 mil turistas que vieram e foram bem recebidos, segundo o diretor da DFN, Antônio Sousa.

O arcebispo de Belém, Dom Julio Endi Akamine, que participou pela primeira vez da festa, disse que se surpreendeu com a grandiosidade do evento.

A edição de 2025, com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, movimentou R$ 210 milhões na economia do Pará e gerou impacto total de R$ 1,2 bilhão, segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Ao todo, foram realizadas 14 romarias oficiais, com destaque para o Traslado Ananindeua-Marituba, que reuniu 1,65 milhão de pessoas. A festa contou ainda com 801 visitas da Imagem Peregrina, 28 pontos de apoio aos peregrinos e mais de 182 mil atendimentos ao longo da festividade.

Os trabalhos para o Círio 2026 já começaram, sob coordenação de Antônio Sousa e com a participação de 35 casais voluntários da Diretoria da Festa de Nazaré.