Cobra é retirada do canal no bairro do Curió-utinga, em Belém

Moradores se mobilizaram para fazer a retirada do animal que estava causando insegurança em quem passava nas proximidades

Publicado em 28 de abril de 2026 às 11:28

Cobra é retirada do canal no bairro do Curió-utinga, em Belém
Cobra é retirada do canal no bairro do Curió-utinga, em Belém Crédito: Redes sociais

Uma cobra foi vista no canal do Mártir, localizado no bairro do Curió-utinga, em Belém, e acabou chamando a atenção de moradores da área. O animal teria surgido próximo à tubulação do canal, gerando preocupação aos moradores.

A primeira tentativa de captura não teve sucesso, já que a cobra conseguiu escapar e se esconder dentro da estrutura do canal. A situação levou um grupo de moradores a se mobilizar para tentar retirar o animal do local, temendo riscos para crianças e animais domésticos.

Imagens registradas mostram o momento em que alguns homens tentam puxar a cobra de dentro de um buraco, utilizando pedaços de madeira para auxiliar na ação. Após insistência, o grupo conseguiu retirar o animal da tubulação.

O que fazer nesse tipo de situação:

A primeira orientação é não mexer no animal em hipótese alguma e manter distância. Em seguida, é necessário acionar o BPA, através do Centro Integrado de Operação (Ciop), no número 190. Após o acionamento, o batalhão responsável pelo resgato entra em contato com o solicitante para mais orientações e se dirige até o local da ocorrência para efetuar o resgate do animal. Depois que o animal é resgatado ele passa por uma avaliação veterinária. Se estiver bem de saúde, ele é solto na natureza, caso não, é encaminhado para instituições onde poderá ter cuidados médicos.

Crime ambiental

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental, diz o artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A pena pode ser de seis a um ano de detenção e multa.