Comentarista da Jovem Pan detona COP 30 em Belém e web vê xenofobia: 'vivem no meio de lixo'; assista

Os comentaristas Cristiano Beraldo e Tiago Pavinatto foram acusados de xenofóbicos ao detonar Belém após a cidade ser foi escolhida para sediar a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30), marcada para novembro de 2025. Os dois participavam do programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 10:52

Os comentaristas Cristiano Beraldo e Tiago Pavinatto foram acusados de xenofóbicos ao detonar Belém após a cidade ser foi escolhida para sediar a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30), marcada para novembro de 2025. Os dois participavam do programa 'Os Pingos nos Is', da Jovem Pan, quando foram questionados sobre o assunto.

'O Pará tem uma das favelas ribeirinhas de palafitas mais apavorantes, tristes e miseráveis que eu já vi na minha vida. Uma população que não tem dignidade nenhuma, vivem no meio de lixo e infestando o rio porque elas não tem outros lugares pra ir', disse Tiago Pavinatto ao ser questionado sobre o assunto.

Já Beraldo elencou os vários problemas de Belém na visão dele. 'Essas pessoas vão chegar lá e vão se deparar com a realidade do subdesenvolvimento', disse o comentarista, que continua:

'Até porque Belém sequer tem voos internacionais diretos que pousem lá para trazer essas pessoas, elas vão ter que ir até São Paulo, Rio de Janeiro, eventualmente até Fortaleza para poder fazer uma conexão para ir até Belém, não tem infraestrutura', afirmou Beraldo, que não parou por aí e disse que a população local se locomove através de embarcações velhas e inadequadas. 'Não tem nada, as pessoas estão ali ainda se movendo através de embarcações extremamente velhas e inadequadas, uma vez por outra tem um naufrágio onde as pessoas morrem e é aquele absurdo', acrescentou.



Reação na web

Na web, os internautas consideraram as falas como xenofóbicas. Um deles ironizou: 'Lindo mesmo é São Paulo com sua estrutura 'excelente' através das suas vias terrestres engarrafadas e de ar poluído. Lindo mesmo é o Rio de Janeiro com seu clima maravilhoso e apaziguador de guerra entre facções e milícias. Lindo é Curitiba que tem seu povo 'acolhedor' e 'gentil' (ironia), com estrutura britânica rs.'

Outra internauta também se revoltou. 'Belém tem muitos problemas, mas dizer que não tem energia elétrica, internet, Oi??? Falas totalmente xenofóbicas.'

'A xenofobia vinda de pessoas assim, INFELIZMENTE , não me surpreende mais', alertou outro paraense.

'É triste ver pessoas arrogantes de outros estados que não se dão o trabalho de se quer pesquisar mais sobre uma cidade antes de falar algo', acrescentou mais um internauta.