Comunidades costeiras celebram Dia Mundial de Proteção dos Manguezais neste sábado (26)

2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos terá programação das 7h às 20h, em Belém.

Publicado em 25 de julho de 2025 às 22:01

A mobilização integra a campanha Julho Verde 2025, que promove ao longo de todo o mês uma intensa agenda de atividades em mais de 30 comunidades nos estados do Pará, Maranhão e Amapá.
A mobilização integra a campanha Julho Verde 2025, que promove ao longo de todo o mês uma intensa agenda de atividades em mais de 30 comunidades nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. Crédito: Enrico Marone/Rare Brasil 

Em celebração ao Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, comemorado em 26 de julho, comunidades tradicionais da costa amazônica realizam a 2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos, das 7h às 20h, na Escadinha do Cais do Porto, em Belém (PA). A mobilização integra a campanha Julho Verde 2025, que promove ao longo de todo o mês uma intensa agenda de atividades em mais de 30 comunidades nos estados do Pará, Maranhão e Amapá.

Este ano, as ações têm o lema “Nosso Mangue Tem Valor com Gente!”. As atividades são uma iniciativa das Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinha e Costeiras do Pará (AURENS-PA), Colônia de pescadores do Oiapoque, Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, com apoio da Rare Brasil e parceria do Programa Petrobras Socioambiental, através do Programa Pesca para Sempre. Além disso, coletivos como Rede Mães do Mangue, do grupo de jovens dos manguezais Cuíra, Mulheres marisqueiras de Cururupu, e outros tantos grupos, apoiam a iniciativa em prol da conservação dos seus maretórios.

A Marcha em Belém será um marco simbólico da campanha, reunindo pescadores, marisqueiras, jovens, mulheres e apoiadores em defesa dos manguezais e de seus povos. A programação, além da Marcha, terá ainda rodas de conversa e intervenções culturais, com o chamado coletivo: cuidar dos manguezais é cuidar do clima, da vida e da justiça social.

PROGRAMAÇÃO

2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos

07h – 08h

Alvorada dos Manguezais Amazônicos com As Manas do Zimba

? Escadinha das Docas

08h – 11h

2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos

(Trajeto: Escadinha das Docas → Pedra do Ver‑o‑Peso)

19h00 – 20h00

Video Mapping com Astigma VJ

? Igreja Santo Alexandre

SERVIÇO:

2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos

26 de julho de 2025

7h às 20h

Escadinha do Cais do Porto – Belém/PA (Av. Marechal Hermes, 3 - Campina), Pedra do Ver-o-Peso e Igreja de Santo Alexandre