Conheça a professora por trás das excelentes notas de alunos de escola pública de Belém no Enem; assista

Nos corredores da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, a professora Ione Franco reuniu toda sua turma de alunos, orgulhosa, exibindo as notas da redação após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma foto que viralizou nas redes sociais. Formada em letras e pós-graduada em...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 05:55

Nos corredores da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, a professora Ione Franco reuniu toda sua turma de alunos, orgulhosa, exibindo as notas da redação após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma foto que viralizou nas redes sociais. Formada em letras e pós-graduada em linguística na área de abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Ione foi entrevistada pelo Portal Roma News e revelou o que está por trás das excelentes notas dos alunos.

Ione conta que elaborou um método que 'descomplica' a produção textual da redação e isso pode ter ajudado para que 70% dos alunos da escola Albanízia de Oliveira Lima tirassem notas acima de 700 na redação do Enem.

'A partir de um tema que eu dou para eles em sala, começo a observar as dificuldades que cada um tem: ausência de repertório e de argumentos que convençam o corretor, a repetição de palavras e a necessidade de desenvolver um senso crítico mais apurado diante das problemáticas que a prova apresenta', revela a professora.



A professora diz também que utiliza sua própria metodologia dissertativo-argumentativo orientando individualmente cada aluno.

'Chamo cada um na minha mesa, corrijo uma por uma. Direcionando eles também para pesquisarem muito sobre cada tema e também repasso teóricos que podem ser utilizados', explicou.

DICAS AJUDARAM

A maior nota da escola na redação do Enem foi do aluno Luiz Gonzalez, 17 anos. Ele tirou 980 e quase conseguiu 'fechar' a prova. O aluno sempre estudou na rede pública. Ele falou como foi a preparação para o bom resultado e como a professora ajudou nisso.

'Desde o primeiro ano venho pesquisando e estudando métodos, modelos e temas para a redação. E a professora Ione nos ajudou bastante com dicas de como organizar o texto e aumentou nosso repertório sociocultural', disse o aluno.

A entrevista completa com a professora Ione Franco pode ser assistida abaixo: