Coquetel de boas vindas marca abertura do Congresso Nacional dos Jovens Empresários em Belém

O evento é realizado pelo Conjove-ACP em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), na capital paraense.

Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 21:19

Congresso Nacional dos Jovens Empresários, em Belém -
Congresso Nacional dos Jovens Empresários, em Belém - Crédito: Adrielle Brito/Roma News

A noite desta quarta-feira (3) foi de celebração e boas vindas aos participantes do Congresso Nacional dos Jovens Empresários, realizado pelo Conjove-ACP em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), na capital paraense.

A cerimônia oficial de abertura foi realizada na sede Associação Comercial do Pará e contou com a participação de representantes da Conaje, parceira do Conjove na realização do evento que coloca novamente a Amazônia no foco nacional no período pós-COP30, reunindo 18 delegações de todas as regiões do país para debater desenvolvimento sustentável da Amazônia e o papel que as novas lideranças empresariais vão assumir na construção do futuro.

São 18 delegações de todas as regiões do país, e a cerimônia realizada nesta noite deu o start para troca de conhecimentos e aproximação dos participantes que se reúnem nesta quinta-feira (4), em um encontro que promete ser um marco para o ecossistema de negócios do Pará, dialogando diretamente com o legado da COP30.

O presidente do Conjove-ACP, Wigor Oliveira, destacou que o encontro simboliza a continuidade do protagonismo de Belém no debate sobre desenvolvimento econômico sustentável. Segundo ele, a realização do Congresso reforça o papel estratégico da cidade e da Amazônia no mapa global.

“A gente tem vivido um momento muito importante, um momento único, onde a nossa cidade, o nosso estado, a nossa região está em evidência. O Brasil está em evidência no cenário mundial por conta da COP30, e agora também se mantendo em evidência. Foi uma iniciativa nossa realizar, no Brasil, este Congresso Nacional para que Belém continuasse sendo importante no cenário nacional. Temos mais de 20 movimentos jovens representando 18 estados da federação, além de iniciativas de outros municípios do Pará”, ressaltou Oliveira.

Coquetel de abertura do Congresso -
Coquetel de abertura do Congresso - Crédito: Adrielle Brito/Roma News

Ele reforçou ainda a robustez da programação, que inclui solenidade de abertura, o Summit de capacitação com grandes nomes nacionais nesta quinta-feira (4) e uma imersão empresarial no Marajó. “São vários eventos com muita oportunidade de negócios, relacionamento e capacitação”, completou.

Também presente na abertura, o presidente da Conaje, Fábio Saraiva, destacou o esforço envolvido na realização do congresso e a importância do evento para os empresários brasileiros:

“A gente vem coroado com esse evento, com os nossos empresários aqui no nosso congresso, que é o nosso principal evento. É um evento que a gente passa o ano todo desenhando, trabalhando, se empenhando para entregar um evento rico, um evento de conteúdo, um grande evento.”

A presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald, destacou a tradição da instituição em apoiar o empreendedorismo e preparar novas lideranças:

“Os empresários e empreendedores do Brasil inteiro nos alegram. O Conjorte, a Associação Comercial, foi uma das primeiras entidades a segmentar suas ações, focando em alguns setores. Há 30 anos criávamos o Conselho de Jovens Empresários, focando na preparação de grandes lideranças, e há 30 anos também o Conselho da Mulher Empresária, estimulando o empreendedorismo feminino. Desde então, seguimos capacitando e promovendo o relacionamento entre as pessoas.”