Corda do Círio e Trasladação passam por vistoria na segunda quinzena de setembro; assista

A vistoria visa checar detalhes do ícone da festa de Nazaré, como argolas, nós e estações, além da medição dos 800 metros da corda, para saber se estão em perfeitas condições.

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 12:58

Corda do Círio chegou em Belém nesta quarta-feira, 4.
Corda do Círio chegou em Belém nesta quarta-feira, 4. Crédito: Jorge Mateus/Roma News

A cerimônia de entrega da corda do Círio 2024 foi realizada nesta quarta-feira, primeiramente em Castanhal, e em seguida, foi conduzida até Belém, onde permanecerá guardada na Estação Luciano Brambilla até o dia da vistoria pela DFN, em 28 de setembro.

No dia 28 deste mês, a partir das 15h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Guarda de Nazaré realizam uma revisão geral na Corda do Círio. A vistoria, que será realizada no colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, visa checar detalhes do ícone da festa de Nazaré, como argolas, nós e estações, além da medição dos 800 metros da corda, para saber se estão em perfeitas condições. Após este momento, a corda utilizada na Trasladação ficará em exposição na Estação Luciano Brambilla e a corda do Círio ficará em exposição na Estação das Docas, até o dia das procissões.

A corda utilizada nas procissões tem 800 metros de comprimento, com partes de 400 metros, para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.