Cúpula do Clima: previsão do tempo para hoje aponta 33°C em Belém

A capital paraense segue o padrão típico de calor intenso e umidade alta, com possibilidade de chuvas rápidas que são comuns neste período.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 10:43

Parque da Cidade, em Belém.
Parque da Cidade, em Belém. Crédito: Agência Pará

Belém segue o padrão típico de calor intenso e umidade alta, com possibilidade de chuvas rápidas que são comuns, nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de novembro. Segundo o site Climatempo, no mês de novembro é comum ter máximas em torno de 33°C, mínimas em torno de 25°C e alto índice de umidade relativa do ar na capital paraense.

Para quem vai participar da Cúpula dos Líderes nos dias 6 e 7, vale considerar um guarda-chuva ou capa leve e se programar deslocamentos ao ar livre, dar preferência aos blocos de manhã ou início de tarde.

Quinta-feira (6) - a previsão indica temperatura máxima próxima de 33°C e mínima por volta de 23°C. Há expectativa de algumas pancadas de chuva rápidas ao longo do dia.

Sexta-feira (7) - a temperatura tende a subir ligeiramente, com máxima estimada em cerca de 33°C e mínima na ordem de 24°C. Também é aguardada a possibilidade de pancada de chuva, ainda que não totalmente garantida, o risco existe.

Além disso, no mês de novembro já se observa um número relevante de dias com chuva, embora não seja o pico da estação chuvosa, a ocorrência de pancadas é frequente. Pelo histórico local e pela previsão de “pancadas rápidas” nos dois dias, pode-se esperar que essas chuvas ocorram durante a tarde ou início da noite, período em que o aquecimento diurno favorece a formação de nuvens de convecção.

Dicas de hidratação e cuidados com o calor

Para os participantes da Cúpula, considerando o calor elevado, a umidade significativa e o risco de chuvas rápidas, seguem algumas recomendações para manter o conforto e o bem-estar:

• Hidrate-se regularmente: beba água antes de sentir sede, a sensação de sede já indica que o corpo está começando a desidratar. Em clima quente e úmido como o de Belém, pequenas garrafas de água junto ao material de conferência são bem-vindas.

• Evite permanecer por longos períodos exposto ao sol direto entre cerca de 10h e 16h, quando o índice UV costuma estar mais alto. Mesmo com nuvens, a radiação pode causar desconforto ou queimaduras. (Para novembro em Belém, o índice UV pode atingir valores muito elevados)

• Use roupas leves, de cores claras, tecidos respiráveis (como algodão ou linho fino). Para deslocamentos externos, leve também uma garrafinha de água e, se possível, um chapéu ou boné.

• Em ambiente de conferência (interno) ou deslocamentos ao ar livre, cuide com variações de temperatura: o ar-condicionado interno pode estar muito gelado e, ao sair, o calor e a umidade exigem adaptação.

• Mesmo com a previsão de chuva, o calor não dará trégua: portanto, ao entrar em local abrigado, não relaxe na hidratação, a sensação de “menos calor” não significa que o desgaste térmico acabou.

• Em caso de chuva repentina durante o evento, interrompa deslocamentos exteriores, evite permanecer em áreas alagadas ou onde haja risco de acúmulo de água, e prefira locais cobertos.

• Se for participar de atividades externas antes ou depois dos painéis da Cúpula, por exemplo, passeios ou reuniões informais, considere ajustar o horário para manhã cedo ou final de tarde, aproveitando o frescor relativo e menor chance de pancadas.