Publicado em 23 de agosto de 2024 às 16:57
Uma ação conjunta denominada operação “Salmo 91” integrada pelas Polícias Militar e Civil, nesta sexta-feira (23), cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de duas pessoas investigadas pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Ulianópolis. A ação iniciou com uma denúncia anônima ao Disque-Denúncia 181.
A primeira fase da operação foi deflagrada pelas equipes da Delegacia de Polícia Civil e do Pelotão Destacado da Polícia Militar de Ulianópolis. As equipes deram cumprimento ao mandado que tinha como alvo um casal acusado de inúmeros ilícitos, dentre eles, tráfico de cocaína e da substância nobésio, conhecida como ‘rebite’, bem como a exploração sexual de crianças e adolescentes.
As investigações iniciaram após denúncia registrada no Disque-Denúncia 181, gerenciado pela Secretaria de Estado e Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A denúncia informava que o estabelecimento comercial conhecido como “Salmo 91”, situado às margens da rodovia BR-010, estaria sendo utilizado para a comercialização dos entorpecentes.
A importância desta denúncia foi crucial para o trabalho das forças de segurança e no combate aos crimes de tráfico de drogas em Ulianópolis, destaca o secretário titular da Segup, Ualame Machado.
"A segurança pública é um compromisso de todos nós e o Disque-Denúncia é uma ferramenta fundamental nesse esforço. Ele permite que os cidadãos se tornem protagonistas na luta contra a criminalidade, oferecendo informações valiosas que podem ser decisivas para as ações policiais. Cada informação recebida pode ser um passo a mais para desmantelar organizações criminosas e prevenir crimes antes que aconteçam. Portanto, reforçamos a importância de todos os cidadãos utilizarem esse canal, pois juntos podemos construir uma sociedade mais segura e justa."
Prisões e apreensões - Na ação conjunta, as forças de segurança efetuaram a prisão em flagrante dos acusados. Com o casal foi encontrada uma quantia em dinheiro, comprimidos de rebite avaliados inicialmente em R$ 46 mil, além de 48 frascos de substância semelhante a “óleo de maconha”, dez munições calibre .37, sete munições calibre .36 e um revólver calibre .38, além de uma arma de pressão e aparelhos celulares.
O delegado-geral Walter Resende, ressalta a importância da integração das forças de segurança no combate à criminalidade no Estado.
“Graças ao trabalho integrado entre as Policias Civil e Militar, conseguimos unir esforços e dar um retorno eficaz e célere para a sociedade paraense. Operações como essas são o reflexo do nosso compromisso contínuo em combater esse tipo de crime e garantir a segurança pública", pontuou o titular da Polícia Civil do Pará.
O casal de suspeitos encontra-se na carceragem da Delegacia de Polícia de Ulianópolis, à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Agência Pará