Diretor de Cultura de Belém é exonerado após vídeo onde é tatuado em palacete histórico da capital

Nas imagens o diretor aparece sentado sem camisa, na companhia do tatuador, ocupando duas cadeiras, consideradas peças históricas, e no horário de expediente.

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 21:50

Anderson Reis aparece à vontade fazendo uma tatuagem dentro da Casa Museu Francisco Bolonha.
Anderson Reis aparece à vontade fazendo uma tatuagem dentro da Casa Museu Francisco Bolonha. Crédito: Reprodução Redes Sociais

O diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), Anderson Reis, foi exonerado do cargo, na noite desta terça-feira (21), após divulgar um vídeo onde aparece à vontade fazendo uma tatuagem dentro da Casa Museu Francisco Bolonha, no bairro de Nazaré, em Belém.

Nas imagens o diretor aparece sentado sem camisa, na companhia do tatuador, ocupando duas cadeiras, consideradas peças históricas, e no horário de expediente. O vídeo foi publicado pelo próprio diretor em suas redes sociais, e logo gerou repúdio por parte da sociedade civil, que criticou o uso do palacete datado de 1905, tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade para fazer uma tatuagem.

A reação logo repercutiu e a Prefeitura de Belém se pronunciou por meio de nota informando a decisão do prefeito Igor Normando, de exonerar o servidor do cargo.

Leia:

O prefeito de Belém, Igor Normando, determinou a exoneração do servidor Anderson Reis, que exercia a função de diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). A decisão foi tomada após a constatação do uso indevido das dependências e do mobiliário do Museu Casa Francisco Bolonha para fins pessoais. A Prefeitura de Belém repudia qualquer conduta incompatível com o serviço público. A exoneração será publicada na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 22 de outubro.