Duas crianças morrem após naufrágio de rabeta no interior do Marajó

Embarcação afundou durante travessia no rio Maniva, na zona rural de Afuá

Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 18:02

Embarcação afundou durante travessia no rio Maniva, na zona rural de Afuá
Embarcação afundou durante travessia no rio Maniva, na zona rural de Afuá Crédito: Imagem Ilustrativa

Nesta quarta-feira (7), duas crianças morreram após o naufrágio de uma embarcação do tipo rabeta durante a travessia pelo rio Maniva, na zona rural do município de Afuá, no Arquipélago do Marajó.

As vítimas, uma menina de 8 anos e um menino de 2 anos, viajavam com os pais com destino ao município de Santana, no estado do Amapá, quando a embarcação afundou. A mãe conseguiu se salvar e ainda tentou manter os filhos seguros após o acidente, mas, apesar dos esforços, as crianças não resistiram.

A informação foi confirmada pela Brigada de Incêndio de Afuá. Segundo relatos preliminares, após o naufrágio, a mulher permaneceu com os corpos das crianças até a chegada de ajuda.

Ainda de acordo com os brigadistas, os corpos das vítimas foram retirados da água na manhã desta quarta-feira e encaminhados para o município de Santana, onde devem passar pelos procedimentos legais.

Em nota, a Marinha informou que a Capitania dos Portos do Amapá instaurará Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação, com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades relacionadas ao ocorrido.

O caso gerou comoção na região e reforça os alertas sobre os riscos das travessias fluviais, especialmente em áreas rurais do Marajó, onde o transporte por pequenas embarcações é comum.