Em Belém, prêmio traz reconhecimento a comunicadores católicos; confira

A 7ª edição do prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação inova com categoria sobre Igreja e Sustentabilidade, tendo como tema “Pelos caminhos da fé, comunicando esperança e cuidando da Casa Comum.”

Publicado em 29 de julho de 2025 às 12:21

Dom Vicente Zico
Dom Vicente Zico Crédito: Arquidiocese de Belém

A Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), realiza no próximo dia 02 de agosto o lançamento da 7ª edição do Prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação, iniciativa que visa valorizar leigos e profissionais atuantes na comunicação da Igreja, que difundem a mensagem do Evangelho a partir do serviço pastoral nas 109 paróquias e áreas missionárias da grande Belém.

Este ano, a premiação acontece no dia 06 de setembro em um contexto especialmente simbólico: em 2025, a Igreja celebra os 10 anos da encíclica Laudato Si’ – documento do Papa Francisco que marca o compromisso da Igreja com o cuidado da Casa Comum –, ao mesmo tempo em que se prepara para acolher a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que ocorrerá em Belém.

Vale ressaltar que “Fraternidade e Ecologia Integral” foi a temática trabalhada pela Igreja Católica na Quaresma deste ano, com a Campanha da Fraternidade. Também em nível eclesial, o ano de 2025 é celebrado como o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa como um tempo de renovação espiritual e missionária, e o prêmio assume esse espírito ao propor como tema central: “Pelos caminhos da fé, comunicando esperança e cuidando da Casa Comum.”

Faltando 100 dias para a COP 30 celebramos o lançamento do prêmio onde os agentes da Pastoral da Comunicação participam de uma Conferência sobre o tema da Sustentabilidade, no auditório da Capela Nossa Senhora de Lourdes (Av. Gov. José Malcher, 1169 - Nazaré), em Belém, ministrada pelo Secretario Adjunto de Cultura Bruno Chagas.

A proposta desta edição é fortalecer o papel da comunicação católica como instrumento de esperança, fraternidade e consciência ecológica, em sintonia com os grandes apelos do tempo presente. “Esta edição do prêmio não apenas valoriza o trabalho dos nossos comunicadores, mas também convida toda a Igreja de Belém a refletir sobre sua missão diante da crise ecológica, em comunhão com o magistério do Papa Francisco. Somos chamados a comunicar a fé e, ao mesmo tempo, a esperança de um mundo mais justo e sustentável”, afirma Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Inovações e categorias

Entre as principais novidades deste ano está a criação da categoria “Igreja e Sustentabilidade”, aberta a todas as pastorais, serviços e movimentos paroquiais, para destacar iniciativas que unam evangelização e ações concretas de cuidado ambiental, educação ecológica e justiça social.

Outra inovação é a categoria “Comunicador em Destaque – Testemunho de Vida e Comunicação Cristã”, que será escolhida por júri popular, a partir de uma lista de oito indicados, representando cada região episcopal da Arquidiocese. A proposta é reconhecer comunicadores que se destacam não apenas por sua atuação técnica, mas pelo exemplo de fé e compromisso com a missão.

Além das categorias especiais, as pastorais poderão inscrever trabalhos com conteúdos divulgados no período de 01/08/2024 a 01/08/2025 nas seguintes categorias:

  • Melhor Fotografia Evangelizadora

  • Melhor Produção de Vídeo Evangelizador

  • Melhor Peça de Evangelização.

O Prêmio

A primeira edição do prêmio Dom Vicente Zico ocorreu por ocasião da 1ª Semana Arquidiocesana de Comunicação, celebrada em Belém por ocasião do 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais, no ano de 2016, sob a gestão e idealização do Padre Nilton Cézar Reis, então coordenador arquidiocesano da Pascom. Desde lá foram realizadas consecutivamente, em todos os anos, a premiação, destacando profissionais e agentes da Pascom que atuam com criatividade e evangelização nas mídias sociais das paróquias que compõem a Arquidiocese.

Serviço:

A 7ª Edição do Prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação

As Inscrições podem ser feitas por meio do link na Bio da Pascom Belém (@pascombelem), e estarão abertas no período de 02 a 17 de agosto

No dia 31 de agosto serão conhecidos os 3 primeiros colocados para cada categoria.

A premiação acontece no dia 06 de setembro.

Informações adicionais: Ir. Ana Tavares 91 98378-5195 e Luana Lobato 91 98597-8002.