Publicado em 3 de novembro de 2025 às 11:36
Como uma das ações na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o Sebrae no Pará marcou presença no Global Citizen Festival Amazônia, que foi realizado no último sábado (1º), no Estádio do Mangueirão, em Belém. Alinhado às diretrizes de bioeconomia, sustentabilidade e inclusão, a entidade apoiou a atuação de 12 empreendedores paraenses do segmento de alimentos e bebidas, selecionados após uma curadoria, que levaram ao público a diversidade e a potência da culinária amazônica. >
O público contou com quatro restaurantes espalhados pelos boxes do estádio e sete food trucks na praça de alimentação, que ofereceram desde comidas típicas, como maniçoba e tacacá, até opções veganas, pizzas e hambúrgueres artesanais, todos preparados com ingredientes locais e sustentáveis.>
O Brasil é composto por 94% de micro e pequenas empresas. Se queremos causar impacto no mercado, precisamos atuar diretamente com essas empresas, e é isso que o Sebrae faz. Temos trabalhado a sustentabilidade há muitos anos, estimulando que cada vez mais empresas adotem práticas conscientes, porque o mercado valoriza negócios sustentáveis. O público do Global Citizen viveu uma experiência autêntica da Amazônia. Cada prato contou uma história da floresta e do trabalho de empreendedores que constroem um modelo de negócio sustentável e inovador, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que participou do evento no Mangueirão, ao lado da diretora técnica, Domingas Ribeiro.>
Entre os destaques do evento esteve o Tacacá da Flávia, que levou pratos típicos como tacacá, vatapá e maniçoba, encantando o público do evento e reforçando a força da culinária regional. “Estamos aqui apresentando a gastronomia paraense para o mundo. Graças ao Sebrae/PA, conseguimos este grande feito. É uma honra levar os sabores da nossa terra para tantas pessoas e mostrar a riqueza cultural da Amazônia”, afirmou a empreendedora Daniele Ribeiro, que estava à frente do negócio no food truck.>
Para quem preferiu por opções mais rápidas, as indicações foram os hambúrgueres da marca Espaço 72, que está no mercado há sete anos. “O Sebrae sempre nos capacita e dá esse apoio necessário que precisamos, coisas que todo empresário precisa ter. Estamos muito felizes por estarmos aqui, isso fundamenta mais nossa capacita e habilidade perante as vendas e nossos produtos, fora que proporciona também a geração de empregos”, ressaltou o empreendedor Luiz Cortez.>
As marcas Marcelino, Hot Way, Sushi Boulevard e Premium Steaks também estiveram entre os demais empreendimentos que levaram um pouco da gastronomia paraense ao Global Citizen. Além dos empreendedores, o Sebrae/PA também apoiou a presença de 12 catadores de materiais recicláveis da Cooperativa de Trabalhadores de Recicláveis da Coleta Seletiva de Belém (ACSSB). Os materiais recolhidos serão transformados em renda para a associação.>
Nos últimos dois anos, o Sebrae/PA já atendeu quase 30 mil empresas e promoveu mais de mil capacitações no eixo de alimentos e bebidas, preparando empreendedores para a nova economia verde e para oportunidades como a COP 30, que começa no dia 10 de novembro, em Belém.>
Com apresentações de Anitta, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Seu Jorge, Charlie Puth, e Chris Martin (Coldplay), além de participações de Cacique Raoni, Regina Casé e Rodrigo Santoro, o Global Citizen Festival Amazônia reforçou a importância da região no debate mundial sobre sustentabilidade e justiça climática. O evento conseguiu arrecadar o valor de U$ 1 bilhão como meta, que serão utilizados em ações de proteção à floresta.>