Belém recebe Encontro de Cultura Alimentar Amazônica neste sábado

O encontro debate a culinária paraense e celebra o tacacá como patrimônio cultural brasileiro.

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 15:07

Encontro de Cultura Alimentar Amazônica.
Encontro de Cultura Alimentar Amazônica. Crédito: Divulgação

Mulheres guardiãs de culturas e encantarias se encontram e te convidam para uma roda de conversa para celebrar o tacacá como patrimônio cultural brasileiro e a cultura alimentar amazônica que venceu desafios e conquistou paladares de mais de 100 países na COP30.

Além de celebrar também é tempo de fazermos um balanço sobre a atuação pulsante daa guardiões de cultura na Conferência do Clima e aproximar todas essas temáticas na roda de conversa, que ocorrerá em dois momentos.

As rodas serão compostas pelas mestras Claudete Barroso, Marineide Juruna, Lila Tikuna, por Dona Ivonete, representante das Tacacazeiras de Belém, Zezé Gama, guardiã de Cultura Alimentar Marajoara, Mãe Jucy D'Oya, guardiã de Cultura Alimentar de Matriz Africana, por Ieda Rivera, Associação Pará Orgânico e Liane Dias, do Bem Cafeinado; e as presenças da Secretária de Cultura Úrsula Vidal e da superintendente do IPHAN Cris Viana.

Além de tudo, também faz parte da programação uma vivência em cultura alimentar, uma diálogo sobre o Manifesto em Defesa da Vida das Guardiãs e Guardiões das Culturas Alimentares do Mundo e a apresentação do Coletivo de Mestras e Mestres de Carimbó.

É uma feira de Cultura Alimentar e agroecologia!

A programação intensa de diálogos deliciosos acontece nesse sábado, no SESC Boulevard, das 15h às 20h.