Enem ocorre neste domingo em Belém e região metropolitana

Realização da COP30 alterou a data da prova na Grande Belém

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 20:23

Belém, Ananindeua e Marituba fazem o Enem no domingo (30) -
Belém, Ananindeua e Marituba fazem o Enem no domingo (30) - Crédito: Angelo Miguel/MEC

Neste domingo (30), estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em uma data diferenciada. A alteração foi definida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep em razão da realização da COP30, que ocorreu na capital paraense e impactou a logística da região.

Os inscritos já podem consultar o Cartão de Confirmação na Página do Participante, onde constam o local e o horário de prova. Nesta primeira etapa, serão aplicados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. O segundo dia de provas, marcado para 7 de dezembro, reunirá questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

Segundo o Painel do Enem, o Pará registrou mais de 289 mil inscrições confirmadas. Do total, cerca de 34 mil candidatos se autodeclaram pretos e aproximadamente 2 mil são indígenas. O estado também conta com mais de 63 mil participantes concluintes do ensino médio da rede pública, parcela que tradicionalmente utiliza o exame como principal porta de entrada para o ensino superior.

Fonte: Gov.br