Estacionar em calçadas se torna prática comum e prejudica pedestres no centro de Belém

Número de infrações por estacionamento irregular em calçadas cresce e dificulta a mobilidade de pedestres no centro de Belém.

Publicado em 22 de maio de 2025 às 17:03

estacionar sobre calçada se torna prática comum e prejudica pedestres em Belém
estacionar sobre calçada se torna prática comum e prejudica pedestres em Belém Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Condutores têm estacionado veículos sobre calçadas, o que vem gerando cada vez mais incômodo aos pedestres, que enfrentam dificuldades para circular pelo centro de Belém. A cena, infelizmente, tem se tornado comum nas ruas da região central da capital paraense.

Em um flagrante recente, na Travessa Benjamin Constant com a Avenida Brás de Aguiar, um veículo foi registrado ocupando parte da calçada. Esse é apenas um entre centenas de casos semelhantes registrados pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (SEGBEL).

Segundo a SEGBEL, somente no mês de abril deste ano foram registradas 711 infrações por estacionamento irregular em calçadas. A prática é considerada infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da remoção do veículo.

Hugo Santos, de 42 anos, cadeirante há mais de 10 anos, afirma que se locomover pelas calçadas de Belém é um verdadeiro desafio. “São muitas calçadas ocupadas por carros ou outros objetos que impedem a gente de passar. Aí acabamos nos arriscando, tendo que desviar pela rua”, relata.

Ele lamenta a falta de consciência dos condutores e cobra mais ações dos órgãos públicos. “É triste passar por esse tipo de situação. Acho que falta empatia e educação desses motoristas. Espero que haja cada vez mais fiscalizações nesse sentido”, afirma.

A SEGBEL orienta que esse tipo de flagrante pode ser denunciado à Ouvidoria do órgão, por meio do número (91) 98415-4587 (WhatsApp exclusivo).