Estado reforça segurança pública com 50 totens de monitoramento no Pará; assista

O Governo inaugurou 50 totens de monitoramento, nesta quarta-feira, 21, para reforçar a segurança pública no estado. A inauguração oficial ocorreu no totem implantado na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém, e contou com a participação de várias autoridades, entre ela o governador do estado, Helder...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:20

O Governo inaugurou 50 totens de monitoramento, nesta quarta-feira, 21, para reforçar a segurança pública no estado. A inauguração oficial ocorreu no totem implantado na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém, e contou com a participação de várias autoridades, entre ela o governador do estado, Helder Barbalho, além do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.

Segundo o secretário Ualame Machado, inicialmente a implantação do novo sistema de monitoramento de segurança pública conta com 50 totens, sendo 14 em Belém, 12 em Ananindeua e outros 24 distribuídos em cidades estratégicas no interior do Pará. Além do estado de ser o sexto estado em todo o Brasil a utilizar a tecnologia que conta com mais modernos recursos, com investimento de mais de R$ 9 milhões.

'Nós colocamos esses 50 totens de acordo com a necessidade estabelecida pelos órgãos de segurança. A polícia militar, a polícia civil, o corpo de bombeiros, todos os órgãos, incluindo o Detran, participaram disso para que eles pudessem alocar onde estivessem', contou.

Ele ainda afirma que outros 50 totens ainda serão implantados em vários municípios do estado.

Conforme o governador Helder Barbalho, a implantação dos totens faz parte da estratégia do governo de investir na segurança púbica, com o uso de tecnologias que vão agregar o sistema de segurança.

'Hoje nós estamos iniciando mais esta estratégia com totens espalhados pelas cidades do Pará, totens espalhados por pontos turísticos, por pontos de grande aglomeração de pessoas, de circulação de pedestres nos mercados, nas feiras, para que com isto a população se sinta segura com câmeras que estarão fazendo o monitoramento, inclusive com leitura facial, identificando eventuais pessoas que possam ser egressas ou que estejam com qualquer pendência com a justiça, da mesma forma veículos roubados, que tenham as suas placas ligadas ao sistema de monitoramento para recaptura, e o serviço do CIOP', disse o governador.

Quais as funções dos totens:

. Crédito: Arte: Roma News

O dispositivo é equipado com 5 câmeras, sendo uma delas de 360º, com reconhecimento facial, identificação de placas de veículos roubados e a possibilidade de zoom em 200x.

Outra função é a possibilidade de contato direto com o Centro Integrado de Operações (CIOp), em caso de risco, casos de roubo e outras ocorrências, ativado por meio de um botão instalado no dispositivo de segurança. O atendimento também será inclusivo com a possibilidade para turistas.

O dispositivo também emite alerta sonoros com orientação para a população.

Assista:



https://twitter.com/romanewsoficial/status/1760344312380788740?s=46