Estudantes paraenses vítimas de acidente em Goiânia recebem diploma 'Edson Luís'

O diploma “Edson Luís” é um reconhecimento entregue pela Câmara Municipal de Belém a pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços à juventude e ao movimento estudantil.

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 12:17

Estudantes paraenses vítimas de acidente em Goiânia.
Estudantes paraenses vítimas de acidente em Goiânia. Crédito: Reprodução

A Câmara Municipal de Belém aprovou nesta quarta-feira (27) por unanimidade a concessão do diploma “Edson Luís” para Ana Letícia Araújo Cordeiro, Leandro Souza Dias e Welfesom Campos Alves (in memoriam), estudantes da UFPA que perderam a vida em um acidente de ônibus quando se deslocavam para o CONUNE em Goiânia. O requerimento para as homenagens foi apresentado pela vereadora Vivi Reis (PSOL).

O diploma “Edson Luís” é um reconhecimento entregue pela Câmara Municipal de Belém a pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços à juventude e ao movimento estudantil. A Ana Letícia, Leandro e Welfesom eram jovens lideranças do movimento estudantil engajadas em ações coletivas voltadas à defesa da educação pública e da participação estudantil e que, portanto, refletem os ideais que inspiram a concessão do diploma. 

“Com este diploma a Câmara de Belém reconhece e reafirma a importância de preservar a memória destes jovens comprometidos com a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade”, afirma Vivi Reis.

Sobre o acidente

Um trágico acidente ocorreu na madrugada do dia 16 de julho de 2025, na BR-153, em Goiás, envolvendo um ônibus da Universidade Federal do Pará (UFPA). A colisão com uma carreta que invadiu a contramão resultou na morte dos três estudantes Ana Letícia Araújo Cordeiro, Leandro Souza Dias e Welfesom Campos Alves, do motorista do ônibus da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ademilson Militão, além do motorista da carreta. Os estudantes estavam a caminho de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia, e além das cinco mortes, o acidente causou feridos, incluindo estudantes que permaneceram internados em estado grave por um tempo.