Ex-líder de desbravadores é preso por abuso sexual de adolescentes em Castanhal

As investigações  tiveram início em 2025, após denúncias encaminhadas à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar.

Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 21:20

Sirene de Polícia
Sirene de Polícia Crédito: Reprodução

A Polícia Civil do Pará cumpriu nesta terça-feira (27) um mandado de prisão preventiva contra um ex-líder do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, acusado de abuso sexual contra adolescentes, no município de Castanhal.

As investigações contra Deivison C. da S. C. tiveram início em 2025, após denúncias encaminhadas à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar. Durante as diligências, testemunhas foram ouvidas e pelo menos duas vítimas adolescentes foram identificadas.

De acordo com os relatos, os abusos ocorriam em momentos de vulnerabilidade, como em acampamentos da igreja e durante uma vigília. Um das vítimas, de 15 anos, contou à polícia que foi tocada de forma inapropriada pelo homem durante um acampamento; outra vítima relatou ter sido seguida até a cozinha da igreja e beijada sem consentimento.

Outras testemunhas relataram que Daivison costumava se aproximar propositalmente das jovens mais vulneráveis da congregação, e que se aproveitava do cargo para criar “intimidade” com as vítimas.

A instituição religiosa informou que o acusado já estava afastado da liderança do grupo e também do rol de membros da igreja há mais de um ano.

Diante das evidências e da gravidade dos fatos, a Justiça deferiu o pedido de prisão preventiva do homem, que após ser detido pela PC, foi encaminhado para a unidade policial e já se encontra à disposição do Poder Judiciário.