Explosões, helicóptero e cerco tático: Grande Belém recebe simulação policial inédita nesta quinta

Operação simula ataque em modalidade “domínio de cidades” e mobiliza forças de segurança na Região Metropolitana de Belém.

Imagem de perfil de Talytha Reis

Talytha Reis

Repórter / [email protected]

Publicado em 10 de julho de 2025 às 07:51

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

A Polícia Civil do Pará realiza, nesta quinta-feira (10), uma simulação técnico-operacional de ataque a uma base de transporte de valores no município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. A atividade prática faz parte do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades (CPGCSC) e acontece na Rua João Coelho da Mota, no bairro Saudade, entre 19h e 20h.

A simulação, coordenada pelo delegado Fausto Bulcão, contará com participação direta do delegado-geral adjunto Temmer Khayat. O exercício simulará uma ação criminosa na modalidade conhecida como “domínio de cidades”, caracterizada por ataques simultâneos, uso de armamento pesado e grande impacto operacional, prática comum em ações do crime organizado.

A operação envolverá viaturas, helicóptero, armamentos e equipamentos táticos utilizados pelas forças de segurança. Para garantir a segurança da população, a área será totalmente interditada durante a simulação. O uso de drones está proibido, e tanto moradores quanto a imprensa poderão acompanhar a movimentação somente se respeitarem os limites de segurança e as orientações das equipes no local.

O objetivo da ação é treinar as equipes para situações reais de risco e aprimorar a resposta integrada das forças de segurança do Estado em casos de crise urbana.