Exposição em barco promove jornada pela energia, sustentabilidade e cultura; assista

Iniciativa gratuita do Grupo Equatorial segue até o dia 30, com experiências interativas e sensoriais.

Publicado em 15 de novembro de 2025 às 14:20

Exposição imersiva em barco leva público a uma jornada pela energia, sustentabilidade e cultura do Pará
Exposição imersiva em barco leva público a uma jornada pela energia, sustentabilidade e cultura do Pará Crédito: Divulgação

O Grupo Equatorial inaugurou o espaço “A Energia que Navega com o Pará”, em um barco atracado no deck da Estação das Docas, em Belém. Totalmente gratuita, a iniciativa convida o público a embarcar em uma jornada que une inovação, cultura, sustentabilidade e responsabilidade social. A programação segue até o dia 30, de terça a domingo, com dois tours diários, às 10h e 16h30, com capacidade para até 35 pessoas por grupo. As inscrições devem ser realizadas previamente pelo site www.barcogrupoequatorial.com.br.

Os visitantes vão percorrer uma jornada dividida em oito ambientações. Nesse percurso, os participantes passarão por intervenções, que retratam as vivências da Amazônia, com visuais da artista Dannoelly Cardoso e por uma exposição da fotógrafa Walda Marques, com imagens selecionadas que destacam a potência do estado. Além de um espaço sensorial com representações de sons, cheiros e sabores do Pará.

Outro destaque é a área dedicada à história da energia, que revisita momentos marcantes, das primeiras iluminações públicas no século XIX, quando Belém se tornou a primeira capital da Amazônia a contar com energia elétrica, até as mais recentes entregas e investimentos da distribuidora no estado.

A inovação e a tecnologia também ganham espaço, com a apresentação de soluções do EQT Lab, hub de inovação do Grupo Equatorial, que desenvolve projetos de automação e transformação digital. As discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social são aprofundadas em um ambiente voltado a palestras e oficinas, e que também vai contar com atrações culturais, além de uma mostra com os projetos do Instituto Equatorial, que atua em diversas frentes sociais no Brasil.

O tour termina com uma experiência sobre eficiência energética, onde o público aprende, por meio de jogos interativos e realidade aumentada, boas práticas para o consumo consciente e a preservação ambiental.