Feira de Artesanato do Círio abre oficialmente para o público

Evento acontece de 9 a 15 de outubro e é aberto ao público no estacionamento do Porto Futuro

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 15:46

Evento acontece de 9 a 15 de outubro e é aberto ao público
Evento acontece de 9 a 15 de outubro e é aberto ao público Crédito: Kauanny Cohen

A Feira de Artesanato do Círio (FAC), realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará já se tornou uma tradição no período das celebrações do Círio de Nazaré. Nesta quinta-feira (9), o espaço abriu oficialmente as portas para o público.

O evento busca promover o trabalho de pequenos empreendedores, sejam artesãos, artistas visuais, cozinheiros, músicos, etc. Além disso, procura também trazer visibilidade para símbolos da cultura paraense.

Este ano, em sua 13ª edição, a feira traz a junção de arte, gastronomia, música e sustentabilidade enaltecendo a cultura paraense.

São mais 250 empreendedores expondo seus trabalhos autorais e se espera receber cerca de 50 mil visitantes.

O público pode visitar a feira no horário de 10h às 22h, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro. 

A feira proporciona uma grande diversidade buscando trazer diversas vertentes da cultura local. Conta com expositores de diversas regiões do estado, incluindo povos originários mostrando suas tecnicas e artes que atravessam gerações.

O diretor do SEBRAE, Rubens Magno, destacou que é uma feira muito ligada aos simbolismos do Círio. " É uma feira que interage muito com a nossa fé. O mais interessante também é que estamos em um negócio completamente inclusivo: temos povos indígenas e quilombolas, inclusive de outros estados, pessoas PCD, etc. ".

Rubens também pontou a relação com a sustentabilidade: "Temos também catadores de produtos recicláveis com o intuito de ser uma feira realmente sustentável".

O governador do estado, Helder Barbalho, esteve presente na abertura oficial da feira e ressaltou a importância do evento. "Hoje abrem-se as portas de mais uma feira do artesanato de maneira muito especial. Gostaria principalmente de parabenizar os artesãos que, dentro da economia criativa, buscam a transformação através da sua qualidade artística e permitindo, com esta feira, as suas exposições e negócios do pequeno empreendedor. A expectativa é que se movimente mais de 3 milhões de reais. Então que nós possamos neste ambiente, mostrar aquilo que temos a ofertar na qualidade dos produtos e dar oportunidade para que essas pessoas se insiram no mercado ".