Fiscalização fluvial apreende mais de 20 quilos de drogas em embarcação no Baixo Amazonas

Foram encontrados 18 tabletes de drogas escondidos sob os bancos da embarcação menor.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 22:28

Foram encontrados 18 tabletes de drogas escondidos sob os bancos da embarcação menor.
Foram encontrados 18 tabletes de drogas escondidos sob os bancos da embarcação menor. Crédito: DIVULGAÇÃO

Agentes das forças de segurança que atuam na Base Integrada Fluvial “Candiru”, no município de Óbidos, apreenderam nesta quinta-feira (11), mais de 20 quilos de entorpecentes transportados em uma embarcação que navegava pelo Rio Amazonas com destino a Belém.

A ação integra a estratégia do Governo do Pará de reforçar o enfrentamento ao narcotráfico por meio da atuação permanente nas bases fluviais instaladas em pontos estratégicos do Estado.

Durante diligências de rotina, agentes do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio de guarnições da Polícia Militar, abordaram o navio “Rondônia”, vindo de Manaus. No setor de cargas da embarcação, os policiais localizaram uma voadeira com compartimentos adulterados. Com auxílio da cadela farejadora “Isis”, foram encontrados 18 tabletes de drogas escondidos sob os bancos da embarcação menor.

De acordo com a perícia inicial, os entorpecentes apreendidos totalizam 20,125 kg, sendo 19,465 kg de maconha do tipo Skunk e 600 g de substância com características semelhantes ao Oxi. A droga, juntamente com a voadeira, foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos legais e abertura de investigação. Após a perícia, o material deverá ser incinerado conforme prevê a legislação vigente.