Fórum e Concurso “Sabores de Belém na COP 30” destacam excelência da gastronomia paraense

O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre chefs, empreendedores de pequenos negócios, estudantes e apaixonados pela culinária amazônica em uma programação intensa e inspiradora.

Publicado em 11 de maio de 2025 às 12:29

Concurso “Sabores de Belém na COP 30” e do fórum gastronômico
Concurso “Sabores de Belém na COP 30” e do fórum gastronômico Crédito: Divulgação

Neste sábado (10), Belém reafirmou seu protagonismo gastronômico com a realização da final do concurso “Sabores de Belém na COP 30” e do fórum gastronômico promovido pelo Sebrae no Pará e Abrachefs Pará. O evento, que foi realizado no Hangar – Centro de Convenções, em Belém, reuniu mais de 300 pessoas, entre chefs, empreendedores de pequenos negócios, estudantes e apaixonados pela culinária amazônica em uma programação intensa e inspiradora.

“Hoje é um dia muito importante, pois é um complemento das ações que o Sebrae vem fazendo basicamente há três anos em preparação para a COP 30. Dessa forma, hoje nosso objetivo é fortalecer e intensificar nossa importância gastronômica. Recentemente Belém foi eleita entre os 10 melhores destinos gastronômico do mundo, onde ficou na sétima colocação, então essa programação reforça essa importância de hoje, com as palestras e a final do concurso gastronômico”, destacou o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que esteve no evento ao ao lado da diretora técnica, Domingas Ribeiro, e da diretora operacional, Cássia Costa.

Pela manhã, o fórum gastronômico atraiu dezenas de participantes para o Salão B do Hangar, onde especialistas compartilharam conhecimentos e experiências voltadas à valorização da cozinha regional. A abertura foi com a especialista em marketing digital Ingrid Abs, que falou sobre gastronomia sustentável nas redes sociais. Em seguida, o chef Gilmar Borges, de Goiás, trouxe reflexões sobre a cozinha raiz nos tempos modernos. O encerramento ficou por conta do renomado chef paraense Saulo Jennings, que apresentou sua visão sobre a identidade culinária amazônica.

“Vim em busca de informações e de conhecimento, então esse fórum nos ajuda a crescer e desenvolver nossos produtos. Também é uma oportunidade de conhecer os produtos dos parceiros e conversar com outras pessoas. Vale muito a pena todas as programações do Sebrae/PA”, disse a empreendedora Sônia Maria, que mora em Abaetetuba e possui um sítio ecológico na região das ilhas.

Além das palestras, o público pôde visitar um espaço com 12 expositores de produtos e soluções para o setor de alimentos e bebidas. O ambiente favoreceu o networking e a troca de ideias, incentivando o uso criativo de ingredientes locais em propostas gastronômicas inovadoras.

“A AMZ é uma grande parceira do Sebrae e estamos desde o início nessa empreitada porque acreditamos no nosso potencial, então esse fórum é um momento importante pois nos proporciona capacitações e valoriza a gastronomia paraense“, disse o empreendedor Leandro Daher, CEO da AMZ Tropical.

Em um ano em que Belém foi reconhecida pela revista “Lonely Planet” como uma das dez melhores cidades gastronômicas do mundo, o evento “Sabores de Belém na COP 30” reforçou o orgulho local e a visibilidade internacional da culinária amazônica.

“Esse concurso representa o grande farol que é a gastronomia do Pará, na cidade de Belém. É tanta riqueza que nós vemos, são pessoas que trazem seus sabores, suas vivências e partilham com todos, tudo disso é aplicado nos produtos regionais, trazidos de suas terras, e tudo isso faz esse encantamento. O envolvimento dessas pessoas foi grande, então tudo isso é muito positivo na cidade que vai receber a COP 30”, disse Pedro Silva do Nascimento, presidente nacional da Abrachefs.

À tarde, a programação abriu o espaço para o tema de hospitalidade, abordando temas como a preparação para receber visitantes e a excelência no atendimento em hospedagens — uma preparação importante para a cidade que sediará a COP 30. A palestra foi conduzida pela analista técnica do Sebrae/PA, Anuska Prado.

Concurso

O ponto alto do evento foi a final do concurso “Sabores de Belém na COP 30”, que escolheu as melhores criações gastronômicas autorais em três categorias: pratos quentes, sobremesas e drinks/coquetéis. A competição revelou talentos promissores, celebrou o reconhecimento internacional, e a riqueza da culinária paraense, que combina tradição, biodiversidade amazônica e criatividade. Avaliados por um júri especializado na área, os participantes tiveram que apresentar receitas autorais produzidas com insumos regionais paraenses, voltados para bioeconomia e sustentabilidade.

Na categoria prato quente, a vencedora foi Fernanda Farias, com o prato “Eu sou de lá”, que representou o restaurante Varanda Boi Novo. Já na categoria sobremesa, a vencedora foi Clara Fonseca, com a criação “Encanto da Bota”, representando o restaurante Porto Combu. Por fim, o vencedor do melhor drink/coquetel foi Aldo Frazão, que também representou o restaurante Varanda Boi Novo.

Como premiação, os primeiros lugares de cada categoria receberam troféus, vale-compras e certificados. Além disso, terão a oportunidade de representar o Estado, em 2026, no Festival Abrachefs Nacional (somente categorias pratos quentes e coquetéis). Os segundos colocados de cada categoria garantiram troféus, certificados, consultoria Empretec ou Sebraetec, com carga horária de 20 horas, além disso, receberam vale-compras. Já os terceiros lugares de cada categoria receberam troféus, certificados e vale-compras.

A realização do concurso foi do Sebrae/PA e da Abrachefs Pará, com apoio de parceiros como Supermercados Matheus, Ocrim/Mirella, Paladar Amazônico, Amz Tropical, Temazon, Fratelli, Amazonique, Assobio, Cozinha Fitness, Abrasel, Beta Higinenização de Ambientes, Tekniza, Esmac e Unama.