Foz do Amazonas pode acarretar problemas para comunidades

Programação apresenta prós e contras para moradores que dependem da Foz do Amazonas

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 15:09

Brasil superou recorde de barris de petróleo e gás
Brasil superou recorde de barris de petróleo e gás Crédito: Arquivo / Ag. Brasil

A discussão em torno da Foz do Amazonas gera incertezas para moradores da região que dependem do pescado para sobreviver ou gerar economia na região da margem equatorial, que pega desde o Amapá até o Rio Grande do Norte.

Em caso de um desastre ambiental (derramamento de óleo por exemplo), o risco de afetar a biodiversidade da região é considerado altíssimo, o que preocupa não somente moradores, mas também especialistas.

Para se ter ideia do risco, cerca de 80% dos manguezais do país se concentram nos estados do Amapá, Maranhão e Pará. Outro risco na região envolvendo AP e MA são os corais, que ficam numa faixa entre 150 a 200 quilômetros da costa.

ECONOMIA SOB AMEAÇA

A região da costa dos estados do Amapá e Pará possui uma enorme importância para a economia. A região produz bilhões de reais somente com o pescado, principalmente no período de alta procura, como Semana Santa, por exemplo.

Para se ter ideia, o Amapá produz 37 mil toneladas de pesca por ano na região da Foz do Amazonas.

Em dez anos, o Pará cresce de 5 para 14 mil toneladas, apesar de que o número deste ano ainda não foi divulgado pelos órgãos oficiais.