Fraude em empréstimo consignado do INSS é alvo de operação da Polícia Federal

Suspeito acessou conta GOV.BR da vítima e contratou empréstimos e cartão consignado de forma ilegal, causando prejuízo financeiro.

Publicado em 17 de julho de 2025 às 09:03

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Brasil 

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Consignado Forjado, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude envolvendo empréstimos consignados atrelados a benefícios previdenciários. A ação foi motivada por denúncias de descontos indevidos em contas de beneficiários do INSS.

As investigações revelaram que o suspeito acessou ilegalmente a conta GOV.BR de uma vítima e, a partir disso, contratou empréstimos e cartões de crédito consignados em nome do beneficiário, sem autorização. O golpe gerou prejuízo financeiro e levantou suspeitas de outras possíveis vítimas.

A Polícia Federal identificou que a fraude foi realizada de forma remota a partir de Salvador, na Bahia. Durante o inquérito, um laudo pericial confirmou a correspondência facial entre o autor do golpe e o principal investigado, com base em imagens utilizadas durante a fraude.

Nesta quinta-feira, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Salvador, com o objetivo de recolher aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do crime e identificar possíveis cúmplices.

O caso segue em investigação. O suspeito pode responder por crimes como estelionato eletrônico, falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático.

Com informações de Polícia Federal (PF)