Golpes com falso alistamento militar fazem vítimas em Belém e Exército emite alerta; assista

Golpistas estão criando sites fraudulentos que simulam a página oficial do alistamento e chegam a cobrar valores indevidos das vítimas.

Publicado em 29 de janeiro de 2026 às 14:54

Exército em Belém 
Exército em Belém  Crédito: Reprodução/Facebook

Casos de fraude envolvendo anúncios falsos do alistamento militar de 2026 têm sido registrados em Belém e acenderam o alerta do Exército Brasileiro. Golpistas estão criando sites fraudulentos que simulam a página oficial do alistamento e chegam a cobrar valores indevidos das vítimas.

Na capital paraense, o Comando Militar do Norte, por meio da 8ª Região Militar, reforça que o alistamento só deve ser feito pelo site oficial do Exército: alistamento.eb.mil.br. Qualquer outra página é considerada suspeita.

O alerta ganhou força após uma denúncia registrada em Belém. Uma mulher realizou todo o procedimento por um site falso, pagou uma taxa e só descobriu que havia caído em um golpe quando procurou uma Junta de Serviço Militar para retirar o certificado de dispensa. Ao ser informada de que o site não era oficial, o caso foi comunicado e a página fraudulenta acabou retirada do ar pela Diretoria do Serviço Militar.

Segundo o coronel Róger Peixoto, chefe da Seção de Serviço Militar da 8ª Região Militar, situações como essa têm se tornado mais frequentes e exigem atenção redobrada da população, principalmente neste período de alistamento.

Prazo e quem deve se alistar

O alistamento militar 2026 começou no dia 1º de janeiro e segue até 30 de junho. O procedimento é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026. Para as mulheres, a inscrição é voluntária.

O cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Na Região Metropolitana de Belém, há atendimento em Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.

No segundo semestre, os jovens inscritos passam pelas etapas de seleção geral, designação e seleção complementar. Quem for incorporado inicia o serviço militar em 2027, com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme critérios das Forças Armadas.

Serviço militar feminino

Criado em 2024 pelo Ministério da Defesa, o serviço militar feminino oferece, neste ano, 1.467 vagas em todo o país, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal.

Onde se alistar presencialmente na Grande Belém

Além do site oficial, o alistamento pode ser feito presencialmente nas Juntas de Serviço Militar da Região Metropolitana:

• Belém – Curió-Utinga

Rua do Utinga, 300

• Belém – Aldeia Amazônica

Avenida Pedro Miranda, s/n

• Belém – Campina

Rua Ó de Almeida, entre a Travessa 1º de Março, nº 342 a 438

• Belém – Parque Shopping

Rodovia Augusto Montenegro, 4300 – Parque Verde

• Ananindeua

Rodovia BR-316 – Águas Brancas

• Marituba

Rua da Passarela, 244 – Bairro Decouville

• Benevides

Rua Paul Begot, nº 200 a 348