Governo apresenta Plano Integrado de Mobilidade para a COP30; entenda

Além de alterações em linhas de ônibus, interdições temporárias e fixa, o plano mostra outros detalhes de integração para orientar a população durante a realização da COP30

Publicado em 30 de outubro de 2025 às 18:35

O evento contou com a apresentação de representantes da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), do Governo do Estado e da prefeitura de Belém. 
O evento contou com a apresentação de representantes da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), do Governo do Estado e da prefeitura de Belém.  Crédito: Roma News

Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (30) o Plano Integrado de Mobilidade para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) que acontece em novembro, em Belém. Na ocasião foi detalhado onde devem ocorrer os bloqueios permanentes e intercalados no trânsito do entorno do Parque da Cidade, que estarão em vigor entre 2 e 21 de novembro, além de rotas alternativas, pontos de controle de acesso e orientações para pedestres, ciclistas, transporte público, táxis e aplicativos de transporte durante as pré-sessões, a Cúpula dos Líderes e a COP30.

Linhas de ônibus exclusivas

Segundo o Luís Guilherme Martins, líder de Mobilidade da Secop, Durante a COP30, o transporte dos participantes será realizado por um sistema exclusivo de 15 linhas de ônibus voltado aos credenciados, com um total de 250 ônibus que utilizarão os corredores do BRT para o fluxo até os desembarques próximo do Parque da Cidade. Serão 112 pontos de embarque e desembarque que serão dedicados. Para ter acesso aos pontos de parada, que serão sinalizados, é necessário apresentar a credencial da Blue Zone ou carta da UNFCCC.

“Então, só para deixar também bem claro, essa é um transporte específico para as participantes da Blue Zone. Então, para acessar esses ônibus, é preciso apresentar o cartão de credencial do evento”, afirma Martins.

As principais rotas de acesso incluem as avenidas Nazaré, José Malcher, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, além da BR-316. O sistema atenderá Belém e a Região Metropolitana, contemplando Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Benevides e Castanhal.

O funcionamento será ininterrupto, 24 horas por dia, entre 1º e 23 de novembro, garantindo mobilidade e segurança durante todo o período da Conferência.

Participantes poderão acompanhar linhas de ônibus da COP30 por aplicativo

Além das opções de mobilidade, os participantes do evento sobre mudanças climáticas da ONU vão contar com um aplicativo de transporte onde vão acompanhar em tempo real as linhas exclusivas da COP30.

“Para facilitar a gente desenvolveu um aplicativo de transporte específico para os participantes que nesse aplicativo eles vão poder ver em tempo real onde estão os ônibus, onde estão as paradas. Que horas vai chegar o próximo ônibus a gente tem dentro do nosso aplicativo que foi desenvolvido para COP”, conclui Martins.

Guia de Mobilidade

Além das informações apresentadas, o representante da Secop informou que já está disponível o Guia de Mobilidade para a COP30, documento que reúne todas as informações necessárias para facilitar a locomoção de delegações, participantes e visitantes em Belém

O material detalha todas as opções de deslocamento para as áreas Blue Zone (destinada a delegados e participantes credenciados) e Green Zone (aberta ao público e às iniciativas da sociedade civil), reforçando que a mobilidade sustentável é prioritária. São destacadas 15 linhas exclusivas de ônibus da COP30, que funcionarão 24 horas por dia, conectando a capital e municípios da Região Metropolitana de Belém, como Ananindeua, Marituba, Castanhal, Benevides, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

O guia também reúne informações sobre táxis, aplicativos de transporte, ciclovias, patinetes elétricos e pontos de embarque e desembarque para veículos privados. Além disso, a frota dedicada especificamente para o evento terá identidade visual própria, facilitando a identificação pelos credenciados para utilizar estes veículos.

Acesso de moradores em vias interditadas

Também foram detalhadas informações para quem frequenta a área por ter residência ou trabalhar próximo aos locais de bloqueio e restrição. Segundo o plano, todos que residem ou trabalham na Av. Dr. Freitas, entre Av. Duque de Caxias, terá que acessar pela Av. Rômulo Maiorana.

Já para quem trabalha ou reside na Av. Duque de Caxias, entre Trav. Alferes Costa e Av. Dr. Freitas terá que acessar pelo ponto 5.

Para acessar as áreas será necessário apresentar o credenciamento feito previamente ou o comprovante de residência.

Táxis e aplicativos

Os participantes que utilizarem o serviço de táxis devem realizar o embarque/desembarque na Av. Visconde de Inhaúma (entre Av. Dr. Freitas e Trav. Alferes Costa). Já a mobilidade via carros de aplicativos será feita por uma área exclusiva na Av. Rômulo Maiorana (entre Av. Dr. Freitas e Av. Lomas Valentinas). Esses locais de embarque e desembarque funcionarão de 1º a 23 de novembro.

Veículos privados

Não haverá estacionamento no local do evento. Por isso recomendamos utilizar os ônibus dedicados da COP30. Caso use veículo próprio (carro, ônibus ou van), o embarque/desembarque será na Av. Duque de Caxias. A área é destinada somente para embarque e desembarque, sem permanência.

Ônibus públicos

Os ônibus da Prefeitura de Belém são uma opção para quem estiver hospedado em locais fora da cobertura dos ônibus dedicados. O ponto de desembarque indicado mais próximo ao evento é a Av. Almirante Barroso, entre Av. Júlio César e Av. Dr. Freitas.

Segurança

Durante a apresentação do plano foi detalhado o quantitativo de agentes de segurança Municipal, Estadual e Federal para o evento. Segundo o secretário de Segurança do Estado do Pará, Ualame Machado, serão destacados cerca de 19.500 agentes. Esses agentes estão divididos em 10 mil da segurança pública estadual e municipal; 2.500 agentes da PF e PRF; e 7 mil militares das forças armadas.

“Nós estaremos atuando na segurança pública estadual e municipal. O somatório do sistema de segurança pública do estado com a Segbel através da Secretaria de Belém, que vai estar com a SEMOB, com a Guarda Municipal, com todos os órgãos juntos do município. Atuando junto conosco 10.000 agentes de segurança pública, do estado e do município”, afirmou.

Além disso, para a COP30, terá a base de monitoramento e segurança estabelecido pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e a Central de Escolta. Os dois estarão alocados na sede da SEGUP e vai reunir órgão federais, estaduais e municipais para alinhamento e monitoramento de segurança e mobilidade durante o evento.