Publicado em 16 de julho de 2025 às 14:11
O Governo do Pará comunicou que já está em articulação com o Ministério da Educação (MEC) para oferecer suporte às famílias das vítimas do trágico acidente ocorrido nesta quarta-feira (16), em uma rodovia de Goiás. O MEC, por sua vez, está tratando junto à Força Aérea Brasileira (FAB) a logística para o transporte dos corpos e o deslocamento dos estudantes feridos.>
Equipes do governo estadual, incluindo psicólogos e profissionais de diversas áreas, acompanham os familiares no local. Os estudantes que permanecem internados seguem recebendo assistência do Estado.>
A Universidade Federal do Pará (UFPA) também se manifestou oficialmente por meio de nota, solidarizando-se com as famílias e colocando-se à disposição para colaborar no que for necessário.>
"A Universidade Federal do Pará lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia.
A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil.
A Universidade Federal do Pará presta respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias.
A Administração Superior da UFPA constituiu um Comitê de Acompanhamento, composto por integrantes da Reitoria, das Pró- Reitorias de Extensão, de Assistência e Acessibilidade Estudantil, de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, de Administração, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e de Relações Internacionais, da Prefeitura Multicampi, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Assessoria de Comunicação Institucional. O Comitê está mobilizado para atuar de forma coordenada na assistência às vítimas e aos seus familiares, bem como no acompanhamento de todas as providências necessárias.
Como medida emergencial, a Universidade montou uma Central de Acolhimento no Campus Guamá, com atendimento presencial às famílias das vítimas e aos demais integrantes da comunidade afetada. A equipe de acolhimento é composta por psicólogos,assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos da UFPA. Também foi disponibilizado o número (91) 98272-1213 para atendimento remoto.
Foram confirmados quatro óbitos de membros da comunidade universitária. Em respeito à memória das vítimas e à privacidade de seus familiares, a UFPA não divulgará informações sobre identidade, cursos ou ocupações das pessoas atingidas.
A Universidade está em contato permanente com as autoridades responsáveis no local do acidente e no estado do Pará, garantindo a apuração dos fatos e a assistência necessária aos envolvidos, incluindo os trâmites para traslado das vítimas.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e o respeito à dor das famílias. Novas informações serão divulgadas exclusivamente por meio dos canais oficiais da UFPA, à medida que forem confirmadas por fontes responsáveis."
>