Grupo de Trabalho do G20 aprova Declaração Ministerial por unanimidade em Belém

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres foi encerrado com acordo internacional lido pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 18:47

Passagem de bastão para o próximo G20, África do Sul.
Passagem de bastão para o próximo G20, África do Sul. Crédito: Zack Stencil/Ministério das Cidades

Foi aprovada nesta sexta-feira, 1, por unanimidade, a Declaração Ministerial do Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres pelos representantes dos 22 países do G20 durante o fim do encontro que aconteceu, em Belém, desde a última quarta-feira, 30. Acesse aqui o documento na íntegra.

A declaração, que trouxe o tema "Reduzindo Vulnerabilidades e Abordando Desigualdades," foi lida pelo ministro das Cidades, Jader Filho, que liderou os trabalhos ao lado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na presidência brasileira do grupo.

Ao final, os ministros reforçaram o compromisso do Governo Brasileiro em seguir fortalecendo o legado da cooperação internacional no enfrentamento aos eventos climáticos e na proteção da população. Simbolicamente, os ministros fizeram a transferência da presidência do GT para a África do Sul. A Declaração Ministerial será levada para apreciação dos chefes de Estado na Cúpula do G20 Brasil, em novembro no Rio de Janeiro.