Hamburgueria inicia reconstrução de calçada histórica após embargo em Belém

Trecho protegido por lei teve pedras retiradas durante obra; nesta quarta-feira (12), material começou a ser recolocado no local

Publicado em 12 de agosto de 2026 às 09:54

Hamburgueria inicia reconstrução de calçada histórica após embargo em Belém
Hamburgueria inicia reconstrução de calçada histórica após embargo em Belém Crédito: Roma News 

A hamburgueria Burger King, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, iniciou, na manhã desta quarta-feira (12), a reconstrução de um trecho de calçada histórica que havia sido alterado durante uma obra. As pedras retiradas do local começaram a ser recolocadas após o serviço ter sido embargado.

O trecho é formado por pedras de lioz, um tipo de calcário trazido de Portugal e utilizado em construções históricas durante o período colonial. O material também está presente em monumentos históricos portugueses, como o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

As pedras da calçada são protegidas por tombamento nas esferas municipal e estadual. A reforma anterior realizada na calçada foi feita sem as autorizações necessárias e em desacordo com as normas de preservação do patrimônio histórico.

A Prefeitura de Belém informou que a retomada da obra no estabelecimento dependia da restauração completa do trecho danificado. O serviço também precisa seguir as exigências para intervenções em áreas protegidas, incluindo licenciamento e análise dos órgãos responsáveis pela preservação cultural.

A obra realizada anteriormente resultou ainda em uma multa de R$ 30 mil aplicada ao estabelecimento.