Homem é preso em Pernambuco suspeito de estelionato digital no Pará

O golpista atuava via aplicativos de troca de mensagens, utilizando números internacionais e simuladores de investimento para conferir aparência de legitimidade.

Publicado em 28 de novembro de 2025 às 14:52

Homem é preso em Pernambuco suspeito de estelionato digital no Pará.
Homem é preso em Pernambuco suspeito de estelionato digital no Pará. Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira (27), a Polícia Civil do Pará cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, no município de Caruaru, em Pernambuco, no âmbito da “Operação Rastro Oculto”. A investigação apura golpe de estelionato digital praticado em plataforma fraudulenta de criptoativos, por onde vítimas foram induzidas a investir cerca de US$ 20 mil, equivalente à cerca de R$ 98 mil. Os golpistas atuavam via aplicativos de troca de mensagens, utilizando números internacionais e simuladores de investimento para conferir aparência de legitimidade. 

A operação foi deflagrada através da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCCEP), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), em atuação integrada com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco.

As investigações apontaram que os valores enviados pelas vítimas foram direcionados a contas bancárias abertas exclusivamente para operacionalizar o golpe, sendo possível identificar o responsável pelas contas mediante técnicas investigativas.

O aprofundamento da investigação, por meio de interrogatórios e análise de movimentações financeiras, evidenciou a reiteração criminosa e a necessidade de interromper a atividade ilícita. Assim, a prisão preventiva foi solicitada e deferida pela Justiça. Com o cumprimento das medidas cautelares, um homem foi preso em Caruaru.

As investigações seguem em andamento para identificar outros participantes envolvidos no fornecimento de contas e na sustentação financeira do golpe.